segunda-feira, 27 de julho de 2015

Em Málaga discutiu-se a criminalização do internacionalismo

No dia 24, os EHL (amigos do País Basco) de Málaga promoveram uma conferência sobre o processo movido à Askapena e o julgamento político que, em Outubro, terá lugar na Audiência Nacional espanhola. Walter Wendelin, um dos arguidos, esteve presente.

A exposição de Walter Wendelin - intitulada «A criminalização do internacionalismo» - foi muito didáctica: começou por fazer uma análise histórica do conflito em Euskal Herria; procedeu a uma explicação detalhada daquilo que é a Askapena e dos seus 30 anos de percurso internacionalista; explicou por que razão o internacionalismo levado a cabo pela Askapena é tão «subversivo» para o Estado espanhol, ao ponto de este pedir a sua ilegalização e a de outras organizações que lhe são afins.

No final, Walter explicou como enfrentarão o julgamento e garantiu que, independentemente do que se passar, eles ou outros darão continuidade ao mesmo trabalho internacionalista, na medida em que essa é a única forma de continuar a defender que «a solidariedade é a ternura dos povos». / Ver: askapena.org