quarta-feira, 15 de julho de 2015

Situação de Zulueta e Enparantza motiva queixa de advogados europeus

Diversas associações de juristas enviaram uma queixa e carta pública à presidência do tribunal de excepção espanhol (Audiência Nacional) para denunciar a situação em que se encontram os advogados bascos Arantza Zulueta e Jon Enparantza, detidos e encarcerados desde Janeiro de 2014. Criticam também «o poder» do juiz Eloy Velasco, que pode constituir uma «violação do princípio de independência» da Justiça.

Alfonso Zenon, advogado de ambos os presos, informou que, no documento, se denuncia o facto de ainda estarem em prisão preventiva e de serem submetidos a um regime de isolamento. Zenon acrescentou que Zulueta esteve sempre em situação de isolamento, desde que foi encarcerada, há um ano e meio, e que Enparantza só não o esteve nos poucos meses que passou pela cadeia de Alcalá. Zenon abordou diversos aspectos do regime restrito que é aplicado aos dois advogados bascos na cadeia. / Ver: naiz

NO TOUR, OS PRESOS BASCOS PARA CASA!
Nos últimos dois dias, sobretudo, apareceram tantas ikurriñas em redor do Tour da França que as cadeias televisivas não as conseguiram esconder. E então viram-se, muitas. E, do mesmo jeito, à sua beira, bandeirolas a reclamar o repatriamento e o regresso a casa dos presos políticos bascos.
Presoak kalera, amnistia osoa!
Os presos para a rua, amnistia geral!