quarta-feira, 8 de julho de 2015

Operação policial em Ortzaize salda-se com quatro presos e sete feridos

As buscas à casa onde ontem foram presos dois alegados membros da ETA, em Ortzaize (Nafarroa Beherea), durou até às seis da manhã. Por volta das três da madrugada, a Polícia francesa carregou contra a população que se juntou no local em protesto e pelo menos sete pessoas ficaram feridas. O que emanou do Ministério do Interior espanhol sobre as detenções dos alegados etakides é uma clara demonstração de quão podre e desorientado vai o barco. O Estado imperialista francês alinhou e colaborou, como sempre. Para hoje, ao fim do dia, foram agendadas mobilizações de protesto em Ortzaize, Elorrio e Errenteria.

Depois de, ontem à tarde, a Polícia francesa e a Guarda Civil terem detido dois alegados membros da ETA, identificados como Iñaki Reta e Xabier Goienetxea, numa casa em Ortzaize, à noite a Polícia francesa prendeu os dois donos do imóvel, Jef Mateo e Terexa Lekunberri, segundo referiu a Euskal Irratiak. Por seu lado, o kazeta.info precisou que Mateo e Lekunberri estavam a tomar um aperitivo com um amigo e a irmã de Mateo quando a Polícia apareceu.

As buscas duraram até às seis da manhã e, no exterior, cerca de 150 pessoas juntaram-se para protestar contra a operação. Quando Mateo e Lekunberri foram levados, presos, para fora de casa, a Polícia francesa carregou com violência contra as pessoas, provocando sete feridos, que tiveram de ser levados para hospitais. Um dos feridos é o jornalista Jojo Bidart, que estava a trabalhar para Euskal Irratiak.

Mobilizações e paralisação na CAF de Irun
Em Elorrio (Bizkaia), de onde é natural Iñaki Reta, foi agendada uma manifestação de protesto para as 20h00; em Errenteria (Gipuzkoa), de onde é natural Goienetxea, a manifestação também foi marcada para as 20h00. Em Ortzaize, cerca de 800 pessoas participaram numa concentração de protesto contra as detenções e a repressão policial. Na fábrica da CAF, em Irun (Gipuzkoa), onde Goienetxea trabalhou, realizou-se uma paralisação de uma hora e uma concentração para protestar contra as detenções. / Ver: naiz, kazeta.info e argia

Leitura: «Iñaki Reta eta Xabier Goienetxe askatu! Moulinseko preso politikoak borrokan!», de Amnistiaren aldeko eta errepresioaren aurkako mugimendua (Amnistia Garrasia)
Azken egunotako atxiloketek eta Moulinseko kartzelan Jabi Abaunza, Aitzol Iriondo eta Jurdan Martitegi euskal preso politikoek pairatzen duten egoerak gogorarazten digute Paris, Itxaropenaren hiriburua baino, gerra, heriotza eta giza eskubideen urraketaren inspirazio hiria izan dela mendetan zehar herrien zapalkuntzaren arduradurentzat, Bretainiatik Korsikara, Martinicatik Cochichinara, Argeliatik Tunezera, Kataluniatik Euskal Herrira.