sexta-feira, 17 de julho de 2015

Vários presos políticos bascos protestam contra isolamento de camaradas

Mikel San Sebastian e Ibai Aginaga estão em greve de fome há cinco dias na cadeia de A Lama, para denunciar a situação de isolamento de Hodei Ijurko. Em Puerto III, os presos bascos recusam-se a sair para o pátio todas as quartas-feiras, em solidariedade com Arantza Zulueta, que se encontra em isolamento extremo.

Das várias lutas que se levam a cabo para denunciar as muitas situações de isolamento a que são submetidos presos políticos bascos, nos últimos dias assumiram protagonismo as de Puerto III (Andaluzia) e A Lama (Galiza). Ibai Aginaga e Mikel San Sebastian estão em greve de fome desde segunda-feira para denunciar o isolamento do seu camarada Hodei Ijurko. É a segunda vez, este ano, que o pamplonês é sujeito a esta medida - na primeira, esteve três meses em isolamento. Aginaga (Berango, Bizkaia) e San Sebastian (Lesaka, Nafarroa) iniciaram uma greve de fome por tempo indeterminado e mostram-se dispostos a prosseguir com a luta. Anteontem, mediram-lhes a tensão e o nível de açúcar no sangue, e estavam bem.

Por outro lado, os presos políticos bascos na cadeia de Puerto III recusam-se a ir para o pátio todas as quartas-feiras – começaram a acção no dia 1 – em protesto contra a situação de isolamento extremo a que a que Arantza Zulueta é submetida – uma prática conhecida como «tortura branca» pelas graves sequelas físicas e psicológicas que deixa. Zulueta encontra-se nesta situação desde que foi encarcerada, há um ano e meio, tal como foi denunciado por diversos advogados europeus esta semana. Entre outras coisas, a presa bilbaína é revistada com apalpamento sempre que sai e entra da cela; são comuns as inspecções praticadas com maus modos; não tem qualquer contacto com nenhum outro preso. O advogado donostiarra Jon Enparantza, encarcerado em Segóvia, encontra-se nas mesmas condições. / Ver: uriola.info