sábado, 14 de julho de 2018

Ahotsa.info na mira da AN por usar a expressão «presos políticos bascos»

Um membro do ahotsa.info teve de se deslocar esta sexta-feira à esquadra da Polícia espanhola em Iruñea para depor. A Procuradoria da AN espanhola abriu um processo contra o órgão de comunicação social navarro por este ter chamado «presos políticos bascos» a membros do EPPK.

A Procuradoria da Audiência Nacional espanhola acusa o ahotsa.info de «enaltecimento do terrorismo» na sequência de notícias publicadas a 5 e a 13 de Janeiro de 2018. Em ambas, os membros do Colectivo de Presos Políticos Bascos (EPPK, em euskara) são referidos como «presos políticos bascos», e é este o motivo que o órgão do tribunal de excepção alega para atacar o ahotsa.info, mais uma vez.

Um membro do ahotsa.info teve de se deslocar à esquadra para prestar declarações. Depois de se negar a depor, seguiu em liberdade. Nos próximos dias, deve ficar-se a saber se a Procuradoria dá sequência ao caso.

O ahotsa.info lembra que não é a primeira vez que é alvo de um ataque. Do mesmo modo, lembra que diversos órgãos de comunicação social bascos foram atacados e/ou encerrados, como o Egin, a Egin Irratia, o Egunkaria, a Ardi Beltza, o Apurtu, o Ateak Ireki, entre outros.

«Quando passam 20 anos sobre o encerramento do diário Egin, a liberdade de expressão e de imprensa continuam em risco em Euskal Herria», afirmam os responsáveis do Ahotsa, sublinhando: «Tal como se destacou naquele momento, hoje também queremos dizer bem alto: continuamos, continuaremos!» / Ver: ahotsa.info