domingo, 22 de julho de 2018

Governo sírio completa evacuação de 7000 civis em Idlib

A agência SANA confirmou a evacuação dos habitantes de ambas as terras [al-Fua e Kefraya], localizadas a norte da cidade de Idlib e há muito cercadas e assediadas pelos terroristas. Na quarta e na quinta-feira, cerca de 7000 pessoas, transportadas em 120 autocarros, foram evacuadas através do corredor de al-Eis, no Sul da província de Alepo, seguindo em direcção à capital deste território.
[…]
No que respeita à ofensiva do Sudoeste, o governo de Damasco alcançou nas últimas horas, com mediação russa, um acordo com «jihadistas» na província de Quneitra que permite às tropas do Exército Árabe Sírio (EAS) e seus aliados libertarem de imediato quase todo esse território, com excepção dos Montes Golã ocupados por Israel desde 1967.

O acordo possui grande significado, devido à natureza estratégica da província de Quneitra, localizada entre a província síria de Daraa, o Líbano, a Jordânia e os Montes Golã ocupados por Israel – cujas tropas têm estado em alerta vermelho, face ao avanço célere do EAS, que a 19 de Junho empreendeu uma grande ofensiva para libertar o Sudoeste do país. (Abril)