terça-feira, 26 de maio de 2009

A autodeterminação, a chave da Euskal Herriaren Alde


A Lituânia tem 3 565 205 habitantes e 12 deputados europeus; o País Basco tem 3 063 660 habitantes. Por essa razão, a plataforma Euskal Herriaren Alde (EHA) reivindica o mesmo número de deputados que a Lituânia para este território. Esta observação foi feita ontem em Pausu (Urruña), perto da ponte que une Lapurdi e Gipuzkoa.

Deste modo, os candidatos Ixabel Etxeberria e Battitt Amestoy salientaram que o País Basco tem direito a “encontrar o lugar que lhe é devido no seio da Europa”. Depois de este território ter sido dividido em três âmbitos administrativos distintos, “hoje, afirmamos que é chegado o momento de podermos decidir o nosso futuro no seio da Europa”, disseram os candidatos da EHA.

Na realidade, a campanha desta lista abertzale centra-se na questão da territorialidade e do direito à autodeterminação. A cabeça de lista, Ixabel Etxeberria, acusou a Europa de hoje de não respeitar os direitos dos povos.

Por outro lado, também se fez sentir uma outra questão premente da actualidade e os candidatos tiveram uma palavra para Jon Anza, o homem de 47 anos que se encontra desaparecido desde o dia 18 de Abril. Acrescentaram que “isso não pode acontecer num Estado democrático” e exigiram medidas rápidas que permitam encontrar esse habitante de Ahetze.

Por último, no decorrer desta apresentação, os dois candidatos lembraram que haverá um comício no próximo domingo em Ezpeleta (Lapurdi). Terá início às 18h no mercado coberto, sendo seguido por um concerto em que participam Gatillazo (antigo intérprete de La Polla), Kuntzulu e Ekintza, dois grupos locais.
G.T.