sábado, 9 de maio de 2009

Retiraram as fotos dos presos políticos bascos em Urduliz

Depois do que se passou na Alde Zaharra de Donostia, é a segunda vez no espaço de numa semana que a Polícia autonómica entra na casa de particulares para retirar fotografias de presos políticos e o terceiro caso do género na região de Uribe Kosta (Bizkaia).

Mais informação: ETENGABE

Trata-se da terceira agressão deste tipo ocorrida em Uribe Kosta, depois de terem retirado também as fotos em Algorta e Berango. No caso de Urduliz, eram fotos que ali se encontravam há anos.
No resto do país, ocorreu o caso já referido de Donostia, e também se passou o mesmo em Arrasate e Zaldibia. Na capital de Gipuzkoa, a Ertzaintza entrou de madrugada nas casas das pessoas que tinham alguma foto nas suas varandas.

Retirar as fotos dos presos políticos obedece a um objectivo repressivo muito claro: eliminar o carácter político dos presos e negar a existência de um conflito político para dessa forma evitar uma solução democrática.

Fonte: askatu.org



O Movimento pró-Amnistia reafirma o seu trabalho de solidariedade com as presas e os presos políticos bascos

Numa conferência de imprensa realizada em Zaldibia, o MPA afirma que a ofensiva contra as fotografias de presas e presos bascos não irá eliminar a solidariedade que milhares de pessoas alimentam todos os dias.

Notícia completa: askatu.org

A solidariedade não vai parar!