quarta-feira, 13 de maio de 2009

Stéphane Etxegarai continua detido em Baiona


Ontem ao fim da noite, Stéphane Etxegarai "Etxe" continuava na esquadra de Baiona, para onde foi levado de manhã, após ter sido detido pela Polícia francesa às 6h30 em sua casa, em Eiheralarre, por ordem da juíza Laurence Le Vert.

A Polícia procedeu à inspecção da casa, de onde levaram alguns haveres pessoais. A inspecção decorreu de forma bastante rápida e com tranquilidade, na presença da companheira de Etxegarai, que se encontra grávida.

Mesmo sem confirmação oficial, a detenção terá possivelmente a ver com algum processo que a juíza parisiense está a conduzir há três ou quatro anos. Ao que parece, investiga-se a suposta ligação do jornalista da Aldudarrak Bideo a alguma das pessoas implicadas nesse processo que se encontram presas. Alguns meios de comunicação relacionaram abertamente a operação com a organização ETA.

No início do ano ocorreu um caso parecido, quando a Polícia deteve Lorea Zeziaga na sua casa, em Baiona, no momento em que saía para o trabalho. A natural de Arrasate esteve sob incomunicação na esquadra da capital de Lapurdi durante três dias, sendo depois posta em liberdade e sem fiança. Também naquela altura se estabeleceu a ligação entre a detenção e a investigação de um caso aberto, após a detenção de dois supostos membros da ETA a quem teriam encontrado o telefone de Zeziaga.

Figura conhecida
Etxegarai é uma figura conhecida porque trabalhou durante anos na Irulegi Irratia. Para além disso, foi redactor-chefe da Euskal Irratiak, federação das quatro rádios euskaldunes de Lapurdi, Nafarroa Beherea e Zuberoa. Os trabalhadores da Euskal Irratiak manifestaram ontem publicamente o seu apoio ao companheiro detido.

A Askatasuna também denunciou a “aposta repressiva em que o Governo francês continua empenhado cegamente”. Para a organização anti-repressiva, “a perseguição aos abertzales em Ipar Euskal Herria” é uma amostra dos pactos entre Sarkozy e Zapatero, que, “valendo-se de diferentes desculpas, detêm as pessoas e submetem-nas a interrogatórios políticos para, na maior parte dos casos, os deixar sair em liberdade e sem fiança”.

Fonte: Gara

Entretanto, o Movimento pró-Amnistia fez saber que ontem houve concentrações de protesto nos herrialdes de Lapurdi e Nafarroa Beherea. 30 pessoas concentraram-se em frente à esquadra de Baiona e 150 em Donibane Garazi.

No mapa, a localização de Iparralde no conjunto do território de Euskal Herria. A verde, da esquerda para a direita, os herrialdes de Lapurdi, Nafarroa Beherea e Zuberoa.
-------
Adenda: Stéphane Etxegarai “Etxe” saiu em liberdade e sem fiança hoje à tarde, de acordo com a Kazeta.info.