quinta-feira, 28 de maio de 2009

Casa cheia no comício de arranque da Iniciativa Internacionalista, em Iruñea

O primeiro comício de campanha da Iniciativa Internacionalista teve casa cheia em Iruñea [Pamplona] e foi um êxito, com um ambiente que superou as expectativas dos seus promotores. Arnaldo Otegi esteve presente como convidado. A Iniciativa defendeu uma saída negociada para o conflito.

Ángeles Maestro afirmou que esta candidatura “é a melhor notícia em décadas para os povos do Estado” porque “nem na II República nem na Guerra Civil houve uma convergência política de organizações de âmbito estatal e organizações da esquerda independentista e soberanista”. Arnaldo Otegi, que esteve presente como convidado, começou por felicitar os seus companheiros de mesa, porque “mostraram muito mais dignidade que muitos partidos políticos deste país”.

Otegi afirmou que o voto na II-SP a 7 de Junho significará “pregar um susto ao Estado” e também “colocar o primeiro tijolo” para “romper o bloqueio, porque isso só nós o podemos fazer”. Reiterou que haverá avanços nesta linha depois do Verão.


A Iniciativa Internacionalista defende uma saída negociada para o conflito
Por outro lado, a II defendeu ontem uma saída pacífica e democrática para o conflito basco. Numa conferência de imprensa destinada a fazer uma avaliação da sentença do Tribunal Constitucional (TC), que legalizou a candidatura de II ao Parlamento Europeu, dirigentes desta formação pediram para serem respeitados da mesma forma que os restantes partidos e que não sejam colocados entraves à apresentação das suas propostas eleitorais.

Depois de agradecer o voto que a esquerda abertzale lhes ofereceu, os representantes da II-SP reiteraram a sua aposta numa solução pacífica em Euskal Herria e o seu desejo de que a questão da violência seja resolvida. Os representantes da II-SP mostraram-se a sua saturação relativamente à questão, constantemente colocada pelos jornalistas, da condenação da violência e salientaram que os métodos que utilizam para a obtenção dos seus fins programáticos são “exclusivamente políticos, como o foram e hão-de continuar a ser”.

“Qualquer outra questão é lançar uma cortina de fumo” para impedir que a II-SP coloque a tónica nas carências democráticas, na corrupção e nos problemas dos trabalhadores, disse a número dois da candidatura, Doris Benegas.

Fonte: kaosenlared.net

Ver também: «A Iniciativa Internacionalista apresenta-se em Iruñea…»

“…como ‘convergência das lutas dos trabalhadores e dos povos’ que permita fazer frente aos poderes do Estado espanhol na Europa.”, em nafarroan.com