sábado, 16 de maio de 2009

Na «democracia espanhola», “ninguém é inocente, tod@s são terroristas”: foi anulada a candidatura da Iniciativa Internacionalista

O Supremo Tribunal espanhol anulou esta madrugada a candidatura da Iniciativa Internacionalista-La Solidaridad entre los Pueblos (II-SP) às eleições europeias, por onze votos contra cinco, depois de apreciar as demandas interpostas pela Magistratura do Estado e pelo Ministério Público.

A Procuradoria Geral e a Magistratura do Estado acusa-os de ser uma sucessão fraudulenta da rede da ETA. 23 candidatos da lista estariam vinculados à ETA.
Com esta decisão, tomada pelo alto tribunal às três da madrugada, são onze as candidaturas impugnadas desde 2003, quando o Batasuna foi ilegalizado graças à Lei de Partidos aprovada poucos meses antes no Parlamento.

A anulação da lista encabeçada pelo dramaturgo Alfonso Sastre supõe a continuidade de um processo iniciado há seis anos, no qual já foram ilegalizados três partidos (HB-EH-Batasuna, EAE-ANV e EHAK-PCTV) e se anularam centenas de listas tanto em eleições gerais, como em autonómicas e locais.

A Sala reunir-se-á a partir das 17h de hoje, para ultimar a redacção do acórdão e proceder à notificação das partes.

II-SP: “Este é o mais grave atentado aos direitos civis e políticos ocorrido desde 23 de Fevereiro de 1981”. A Iniciativa Internacionalista anunciou esta tarde que apresentará uma queixa-crime pelos delitos de prevaricação, injúrias e calúnias contra os ministros da Justiça e do Interior.

Fonte: SareAntifaxista

Ver ainda:

1 – Kaos: http://www.kaosenlared.net/noticia/ii-sp-este-mas-grave-atentado-derechos-civiles-politicos-ocurrido-desd-8

2 – InSurGente e Kaosenlared entrevistam Doris Benegas, número dois da candidatura Iniciativa Internacionalista – kaosenlared.net

3 – Insurgente: insurgente.org