terça-feira, 12 de maio de 2009

Jon Agirre Agiriano, 28 anos nas prisões do Estado espanhol


(Tasio-Gara)

Apesar de apresentar um quadro clínico bastante complicado, em 2006 aplicaram-lhe a pena perpétua. O Movimento pró-Amnistia denunciou a situação de Agirre Agiriano referindo que o seu caso é um claro exemplo da política prisional mais criminosa.

O preso de Aramaio Jon Agirre Agiriano acaba de cumprir 28 anos na prisão. Nascido em Março de 1942, foi detido pela Guarda Civil no dia 11 de Maio de 1981. Durante todo este tempo, passou pelas prisões de Carabanchel, Puerto I, Alcala, Valdemoro, Tenerife, Huelva, Málaga e Logroño. Actualmente, encontra-se em Langraitz.

Devido a todos estes anos de prisão, o estado de saúde de Agirre Agiriano é bastante frágil, sofrendo de artrose (foi operado a uma anca em 2005), hérnia discal, diabetes, risco de enfarte do miocárdio e diversas complicações. No entanto, não parece que o Estado espanhol tenha tido isso em conta quando em 2006 lhe aplicou a “pena perpétua”. O preso arabarra só poderá sair da prisão depois de ter cumprido 30 anos de pena.

Perante esta situação extrema e agora que Agirre Agiriano acaba de cumprir 28 anos na prisão, o Movimento pró-Amnistia fez questão de denunciar o seu caso, manifestando a sua solidariedade ao preso político basco e à sua família e salientando que o PSOE está a apostar realmente na destruição dos reclusos políticos bascos.

Fonte: askatu.org