terça-feira, 19 de maio de 2009

Um voto ‘abertzale’ que vale por dois


A lista eleitoral 100 % País Basco foi revelada no sábado, na Bourse du Travail de Baiona. A lista formada por 20 pessoas de esquerda e abertzales para as eleições europeias foi apresentada pela cabeça de lista Ixabel Etxeberria, que apelou ao voto num boletim que possui um duplo valor.

Agora que se anuncia a ilegalização de listas eleitorais em Hegoalde [País Basco Sul], os votos na Euskal Herriaren Alde vão ser observados de perto; “vão possuir um duplo valor”, afirmaram os representantes da EHA. Cada boletim é uma homenagem a todos aqueles que não podem votar, precisaram.

Defender os direitos do povo basco é também o objectivo desta plataforma. Assim, Maite Goienetxe e Patxi Bidart apresentaram os principais pontos da sua lista, nomeadamente o do reconhecimento institucional do País Basco, que se traduz na autonomia. Também defenderam a resolução do conflito que o País Basco atravessa.

Por outro lado, os candidatos do EHA denunciam a Europa liberal, que não “permite aos cidadãos tomar decisões em matéria económica”. Denunciaram do mesmo modo o Tratado de Lisboa e a situação que os agricultores e os pescadores atravessam. Por fim, a EHA afirmou acreditar numa Europa internacionalista, pronta a ajudar os povos em dificuldade. G.T.