domingo, 12 de julho de 2009

Em Donibane Lohizune, os jovens bascos afirmam que ninguém os vai «dobrar»

Com o lema «Euskal gazteria aitzina! Hau ez da Frantzia, ez Espania! Euskal Herria da!» [Viva a juventude basca! Isto não é França, não é Espanha! É o País Basco!], decorreu ontem à tarde, em Donibane Lohizune, uma manifestação de protesto contra as últimas detenções em Lapurdi e Nafarroa Beherea.

A manifestação, organizada pela Segi, visou denunciar a operação levada a cabo pela Polícia francesa entre 27 e 30 de Junho nos herrialdes de Lapurdi e Nafarroa Beherea e expressar o descontentamento da população.

A marcha, onde se juntaram cerca de mil pessoas, partiu da praça de Donibane Lohizune.
Depois de percorrerem as ruas do centro da localidade, dirigiram-se para Zibururu e queriam colocar-se em frente à casa da ministra francesa da Justiça, Michele Alliot-Marie, mas a Polícia já tinha erguido uma barreira. Viveram-se alguns minutos de tensão, e a Polícia lançou gás lacrimogéneo.


Na praça de Ziburu, Os manifestantes gritavam “euskal gazteria aitzina” [viva a juventude basca], “Eneko, Ibai eta Gilen askatu” [liberdade para Eneko, Ibai e Gilen], “borroka da bide bakarra” [a luta é o único caminho], “segi borrokan” [a luta continua], “segi antolakuntzan” [continua o compromisso], “independentzia” e muitas outras palavras de ordem. Também distribuíram panfletos entre os turistas.

No comício final, afirmaram que os jovens não se vão deixar vergar e que o principal objectivo da última operação era colocar entraves ao seu trabalho. Também disseram que as acções de sabotagem contra interesses turísticos e imobiliários não foram outra coisa senão uma desculpa, e crêem que o verdadeiro alvo é a juventude basca.

Fonte: Gara