quinta-feira, 23 de julho de 2009

Guerra suja: jovem navarro sequestrado e torturado por supostos polícias


O sequestro express ocorreu na sexta-feira passada junto a Irunberri. O jovem de Sakana Alain Berastegi Mariñalarena foi espancado e torturado durante 7 horas num bosque por pessoas armadas que pensa tratarem-se de agentes policiais e que lhe ofereceram dinheiro em troca de colaboração. O jovem já apresentou queixa.

Segundo a Apurtu.org conseguiu saber por fontes do Movimento pró-Amnistia, o habitante de Arbizu Alain Berastegi foi sequestrado por um grupo de pessoas na sexta-feira. O sequestro express durou 7 horas, e durante todo este tempo o jovem foi espancado e torturado com sessões de "saco", enquanto os captores o iam tentado com ofertas de dinheiro em troca de colaboração.
O jovem, que se recusou sempre a colaborar com eles, é um ex-preso político e militante da esquerda abertzale.

Homens armados com acusações policiais contra ele
Na operação de sequestro participaram cerca de 15 pessoas. A maioria delas estava armada e encapuzada. Um homem, que dizia ser o chefe, interrogou o jovem de cara destapada, e foi ele que fez ameaças ao jovem, no caso de este se recusar a colaborar com eles, mostrando-lhe um dossier no qual existiam acusações policiais contra ele. Este facto, juntamente com outros detalhes, leva Alain a pensar que os seus captores seriam membros de um corpo policial. Depois de 7 horas de interrogatórios, torturas e ameaças, os supostos polícias deixaram o jovem de Sakana em liberdade. Berastegi decidiu apresentar queixa, segundo referiu o Movimento pró-Amnistia.

Ver, na sequência, «López, Mujika, Fernández...» e «O caso de Jon Anza, a guerra suja do século XXI», em que se aborda casos recentes de rapto, tortura, ameaças, tentativa de aliciamento, guerra suja.

Notícia completa: apurtu.org
-
Na foto: Irunberri (Nafarroa)


Gerra zikina / Guerra suja
O jovem Alain Berastegi, de Arbizu, foi sequestrado durante 7 horas e torturado

«Non da Jon?» - Concentrações em frente às delegações do Governo espanhol nos dias 30 e 31 de Julho