terça-feira, 28 de julho de 2009

Presos e desaparecidos


Concentração em Donostia, porque o militante basco Jon Anza desapareceu há 100 dias
No domingo, houve uma concentração em Donostia, em frente à Câmara Municipal, para denunciar o desaparecimento do Jon e exigir respostas, tendo para tal os presentes perguntado ao autarca Odon Elorza e ao PSOE o que é que aconteceu ao Jon. A Ertzaintza também esteve presente nesta iniciativa e identificou uma pessoa. Argazki galeria / Fotos

Fonte: askatu.org

Ertzainas à paisana retiraram fotos do recinto de txosnas nas festas de Mutriku
O Movimento pró-Aministia de Mutriku (Gipuzkoa) veio denunciar os acontecimentos e fez saber que vão reforçar a solidariedade e o apoio. Mais, nas festas a presença dos presos políticos será diária.

Fonte: Abantian via askatu.org

Acto em memória de Fernando Ros, Naparra, em Hernani
Os habitantes de Hernani (Gipuzkoa) prestaram homenagem no sábado passado a Fernando Ros, Naparra, no aniversário da sua morte. Ros faleceu no dia 28 de Julho de 1986, em Hernani, ao sofrer uma descarga eléctrica enquanto colocava barricadas para denunciar as extradições de refugiados. Esta homenagem em Hernani, localidade em que residia, foi organizada na sequência de uma outra que tentaram prestar-lhe em Abartzuza (Nafarroa), a sua terra natal, mas que não se realizou em virtude da proibição imposta pela Audiência Nacional espanhola e da actuação da Guarda Civil.
Fonte: Gara