quarta-feira, 8 de julho de 2009

Euskal Herria Zuzenean: um grande festival popular, basco, solidário


Não tivemos oportunidade de estar presentes, mas são vários os relatos que dão conta do grande ambiente que se viveu no fim-de-semana passado em Heleta (Ipar Euskal Herria / País Basco Norte).

Le journal du Pays Basque considera mesmo que esta edição foi histórica. Juntou 22 000 pessoas, 12 000 das quais no primeiro dia, respondendo a um cartaz irresistível – com Manu Chao e Emir Kusturica.

Nesse mesmo dia, pouco antes de esses cabeças de cartaz entrarem em cena, apareceu em palco um Fermin Muguruza reivindicativo, lembrando o desaparecimento de Jon Anza e as detenções ocorridas nos dias anteriores, e abrindo o caminho à canção «Yalah Yalah Ramallah», que cantou com Safaa Arapiyat, a rapper palestiniana.

Mas a besta não se restringiu a estes grandes concertos, já que o programa se destinava a um público variado, de diferentes gerações e estilos. Sábado e domingo foram também dias bem agradáveis. Houve teatro de rua, marionetas, música de rua, bertsos… No total, houve mais de 100 animações, repartidas por cinco espaços. Pensa-se que a programação de sábado e domingo tenha atraído cerca de 5000 pessoas em cada um dos dias.

Quanto ao mais, o festival decorreu sem problemas e as pessoas de Heleta, confrontadas com festival no coração da aldeia, entraram no jogo. Philippe Etchepare, autarca de Heleta, mostrou-se bastante satisfeito e conquistado pela magia deste festival basco e popular, e Eneko Gorri, um dos organizadores, afirmou que, “depois de termos decidido implantar o festival em Heleta, o nosso propósito é ficar aqui, claro”.

No domingo, tendo em vista as detenções levadas a cabo pela Polícia francesa na semana passada de voluntários do EHZ e de outros jovens em Ipar Euskal Herria, cerca de cem pessoas exprimiram a sua solidariedade. De facto, Ibai Agirrebarrena, Eneko Etxegarai e Gilen Goiti, todos eles voluntários do EHZ, foram metidos atrás das grades na noite de sábado para domingo. Os dois primeiros encontram-se em Fleury-Mérogis e G. Goiti em Fresnes, segundo o Movimento pró-Amnistia.

Goizeder TABERNA

Notícia completa: le journal du Pays Basque – Euskal Herriko Kazeta

extrait pour code de vidéo....
EHZ 2009, com Manu Chao e Fermin Muguruza.