sexta-feira, 31 de julho de 2009

Grande mobilização pela liberdade dos detidos na operação contra a Gaztesarea


Cerca de 700 pessoas participaram ontem numa concentração no passeio de Telletxe, em Algorta (Bizkaia), respondendo assim à convocatória feita pelo Movimento pró-Amnistia e reivindicando a libertação de Alberto Martínez, Arkaitz Artola e Iker Acero (este último morador de Getxo), que tinham sido detidos na quarta-feira pela Guarda Civil no âmbito de uma operação contra a agência noticiosa juvenil Gaztesarea.

Muitos dos participantes levavam papéis em que se lia «Gaztesarea aurrera» e denunciaram a falsidade e a intoxicação prevalecente em certa comunicação social, que veiculou preciosidades como “a Gaztesarea vende rifas de apoio à ETA”; denunciaram ainda a proibição da manifestação por parte da Polícia Autonómica, bem como o atraso de uma hora a que a concentração de protesto foi forçada, de forma a não coincidir com o início das festas de Algorta.

As concentrações vão repetir-se todos os dias – às nove, em Algorta – enquanto os detidos assim permanecerem e até que sejam postos em liberdade ou presentes a um juiz.

Notícia original (euskaraz) e fotos: ukberri.net

Fonte: kaosenlared.net


Tasio (Gara)
-
Já hoje: Iker Acero, Arkaitz Artola e Alberto Martínez em liberdade... para já

O juiz da Audiência Nacional espanhola Fernando Andreu deixou sair em liberdade os três detidos na quarta-feira pela sua ligação à Gaztesarea - Iker Acero, Alberto Martínez e Arkaitz Artola -, com a obrigatoriedade de comparecerem em tribunal quinzenalmente, acusados de «colaboração com organização terrorista». [sic]

Andreu tomou esta decisão contra o critério da Magistratura do Estado, que tinha pedido prisão incondicional para Iker Acero e Alberto Martínez, e liberdade sob fiança de 5000 euros para Arkaitz Artola.

O Ministério Público acusa-os de financiar a Segi através de sorteios e vendas de rifas.

Notícia completa: Gara