sábado, 14 de dezembro de 2013

A Gure Esku Dago espera juntar 100 mil pessoas no cordão humano pelo direito a decidir

Os responsáveis da plataforma Gure Esku Dago [Está nas nossas mãos] apresentaram hoje na capital navarra o cordão humano pelo direito a decidir que no dia 8 de Junho de 2014 irá unir Iruñea e Durango. Os organizadores afirmaram que são necessárias cerca de 50 000 pessoas para unir as duas localidades, mas esperam mobilizar 100 000.

Ao longo dos últimos meses, a Gure Esku Dago tem-se dado a conhecer em diversas terras, e é agora que o cordão humana começa de verdade, e, com ele, a possibilidade de criar um movimento social de massas e eficaz. «A decisão está nas nossas mãos, só nas nossas mãos», sublinharam na apresentação.

Neste lançamento em Nafarroa estiveram presentes diversas figuras conhecidas do espaço político, como Carlos Garaikoetxea, Txelui Moreno ou Asun Fernández de Garaialde, mas os organizadores salientaram o facto de que se trata, acima de tudo, de uma iniciativa de cidadãos e que «o direito a decidir é algo demasiado importante para ser deixado apenas nas mãos dos políticos».

Zelai Nikolas, porta-voz da plataforma, disse aos meios de comunicação que, com este cordão humano, se pretende «fazer pedagogia a favor do direito a decidir que Euskal Herria tem enquanto povo» e que, para tal, querem «reunir diversas sensibilidades em torno da iniciativa».

Nikolas disse que para cobrir os 123 quilómetros de distância entre Iruñea e Durango são necessárias cerca de 50 000 pessoas, mas que são «mais ambiciosos» e tentarão chegar às 100 000.

O cordão humano de 8 de Junho já faz mexer milhares de pessoas. Na apresentação, tomaram a palavra um habitante de Etxarri-Aranatz, um dantzari da Iruña Taldea e um joaldun da peña San Fermin. Mikel San José, jogador navarro do Athletic, falou via vídeo.

Para financiar os custos da iniciativa, na página da Gure Esku Dago podem-se comprar quilómetros a cinco euros. / Ver: naiz.info / VÍDEOS: Gure Esku Dago: apresentação (eus / cas)