segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Contra a destruição de 200 postos de trabalho, adesão à greve superior a 70% no Lanbide

A adesão à greve desta segunda-feira está a ser superior à da jornada de luta convocada pelos sindicatos abertzales no passado dia 11 de Novembro no Serviço Basco de Emprego, que, de acordo com os dados de ELA e LAB, teve uma adesão a rondar os 70%.

Desta vez, as CCOO também se juntaram à convocatória de greve no Lanbide, uma jornada pela defesa dos postos de trabalho e das retribuições ajustadas, e contra os planos do Governo de Lakua para o organismo.

No âmbito da jornada de greve, hoje de manhã os trabalhadores realizaram uma manifestação em Gasteiz, entre a Praça Arca e a sede do Governo autonómico. Os sindicatos exigiram ao Executivo do PNV estabilidade nos postos de trabalho e vontade de negociação, algo que, em seu entender, não se verifica.

O ELA e o LAB têm vindo a convocar paralisações parciais e totais no Lanbide desde Novembro, rejeitando as propostas do Executivo de Lakua por considerarem que estas implicam mandar 200 trabalhadores para o desemprego e porque defendem que, com menos pessoal, em tempos de crise, o Serviço Basco de Emprego vai piorar. Prevê-se que as paralisações parciais prossigam nos próximos dias, às segundas e às sextas. / Ver: naiz.info