quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Nos 30 anos do assassinato de Kattu, a EH Bai pede explicações a Paris sobre a guerra suja

Faz hoje 30 anos que os GAL mataram Ramon Oñaedera, Kattu, e a EH Bai pediu explicações ao Governo francês tanto sobre o seu caso como sobre os de outros militantes bascos desaparecidos, como Jon Anza e Lasa e Zabala.

No dia 19 de Dezembro de 1983 os GAL mataram a tiro Ramón Oñaederra, Kattu, no bar Kaietenea, em Baiona ttipia. Dois meses antes, a 15 de Outubro, Lasa e Zabala tinham sido sequestrados (sendo depois torturados e mortos).

A coligação abertzale afirma que, apesar dos trinta anos passados sobre o assassinato de Kattu, subsistem ainda muitas questões sem resposta, e recorda o caso de Jon Anza. «O Estado francês tem a sua dose de responsabilidade, porque participou nestes acontecimentos da guerra suja». «É impossível compreender a existência de tantos mortos e feridos, com toda a impunidade, sem a colaboração de representantes do Estado francês», acrescenta.

A EH Bai destaca também a entrevista a José Amedo publicada pelo site Mediapart, na qual se refere à intervenção directa da Polícia francesa. «Para além disso, confirma que o atentado contra Xabier Manterola se realizou a pedido dos franceses», diz a coligação.

Assim, a EH Bai pergunta: «Que sabe sobre esta questão o primeiro-ministro de então e membro do actual Governo Laurent Fabius?». A coligação pede «coragem» ao Executivo de François Hollande, «que olhe para o futuro da sociedade basca neste novo contexto político, que dê passos firmes com vista à investigação e ao esclarecimento das consequências do conflito, porque deve a verdade a Euskal Herria». / Ver: naiz.info / Ver também: Berria / Vídeo: Kattu assassinado pelos GAL há 30 anos (askatasun taupadak)