segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O processo de criação da Carta de Direitos Sociais de Euskal Herria já abrange 70 municípios

Ontem, realizou-se em Bilbo a IV Assembleia Nacional da Carta de Direitos Sociais de Euskal Herria.

Num comunicado, o Grupo Promotor afirma que «prossegue a bom ritmo o processo de criação da Carta de Direitos Sociais de Euskal Herria. O grande número de sindicatos e organizações sociais que ontem se reuniram em Bilbo é um bom exemplo do modo como se tem avançado "com firmeza" desde que, a 25 de Maio, teve lugar a I Assembleia Nacional em Eibar (Gipuzkoa)».

O processo tem tido grande acolhimento em Euskal Herria, abrangendo neste momento 70 municípios. «Foram criados grupos de dinamização do debate em municípios e comarcas (70), e em bairros (22). Por herrialdes, estes grupos distribuem-se da seguinte forma: 21 em Gipuzkoa, 27 na Bizkaia, 3 em Araba e 19 em Nafarroa», afirmam.

Para além disto, «realizaram-se 29 apresentações públicas da Carta em vários municípios bascos (11 em Gipuzkoa, 8 na Bizkaia, 1 em Araba e 9 em Nafarroa)».

Nesta IV Assembleia Nacional, «discutiram-se os passos a dar a partir de agora, trabalhando-se sobre a proposta de calendário apresentada pelo Grupo Promotor».

No final do texto, os sindicatos e as organizações sociais que estão a desenvolver este processo sublinham «a necessidade da mobilização como instrumento para a mudança social». Por isso, consideram «imprescindível promover a mobilização da sociedade durante todo o processo de debate e de criação da Carta», concluem. / Ver: boltxe.info e topatu.info