sábado, 7 de dezembro de 2013

Em Durango, a «onda» a favor dos presos derrubou os muros das prisões

A iniciativa de hoje, preparada pela plataforma Tantaz Tanta, foi uma espécie de ensaio para a grande mobilização de 11 de Janeiro em Bilbo.
Realizou-se hoje em Durango (Bizkaia) uma nova mobilização em defesa dos direitos dos presos e dos refugiados políticos bascos. A kalejira de gotas partiu às 15h30 do recinto de Landako, formando a «onda» que depois percorreu as ruas da Alde Zaharra [Parte Velha]. No cortejo popular tomaram parte zanpantzarrak de Zumaia, Urkabustaitz e Gasteiz, trikitilaris [tocadores de trikitixa] de Zamudio e cabeçudos e gigantes de Ondarroa.
O povo tomou as ruas Zeharkale e Goienkale, levando nas mãos um cartaz com a imagem de uma gota; todas juntas, formaram a onda que derrubou a parede que simbolizava os muros das prisões. Depois, o pessoal passou para o outro lado do muro. Uma mobilização deste género terá lugar no dia 11 de Janeiro em Bilbo.

Com a iniciativa de hoje, procurou-se unir forças na defesa dos direitos dos presos e dos refugiados políticos bascos, e dar um «novo impulso a essa luta», bem como à defesa de uma «solução» para o conflito, disseram os organizadores.
Todos juntos, podem «deitar abaixo «o muro da negação dos estados espanhol e francês», e o «mar popular» que se há-de ver no dia 11 de Janeiro em Bilbo terá grande importância nesse sentido. / Ver: Berria e naiz.info / Fotos e Vídeo: Gigantesca onda solidária com os presos e os refugiados

Tantaz Tanta inundará ruas de Bilbo para apoiar os presos e os refugiados [Ateak Ireki] Reportagem sobre a iniciativa «Tantaz Tanta itsasoa gara» / «Gota a gota somos mar», que defende os direitos dos/as presos/as e refugiados/as políticos/as bascos/as, e que convocou uma mobilização para dia 11 de Janeiro em Bilbo. Pretende levar a cabo a maior ocupação do espaço público em Euskal Herria.