terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Organizações sociais apoiam greve na TCC e defendem o transporte público

Várias organizações sociais afirmam, em comunicado, que, «face ao conflito laboral existente na TCC», estão solidárias com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras «que esta segunda-feira, 16 de Dezembro, iniciaram uma greve por tempo indeterminado em defesa das suas condições laborais».

«Aderimos a esta luta também numa perspectiva social, pois entendemos que a defesa do transporte público é algo que diz respeito a todos e a todas. O transporte público cumpre uma função social», prossegue o comunicado.

As organizações solidárias com a luta dos trabalhadores da TCC reivindicam «condições laborais dignas» para eles, ao mesmo tempo que fazem questão de reivindicar «um serviço de qualidade».

Exigem que «grupos especialmente afectados pela situação de empobrecimento tenham garantido este serviço, através de passes sociais». Exigem ainda que o serviço prestado pela TCC volte a ser público, «retirando-o dos parâmetros do mercado», pois «já ficou demonstrado que a privatização deste tipo de serviços acarreta a sua deterioração» e que são os utentes e os trabalhadores que acabam por pagar, «mais cedo ou mais tarde», os custos dessa política.

Assim, fazem um apelo a «um #Sinpa colectivo», que começa esta quarta-feira e se prolongará enquanto o conflito durar».

«Junta-te à luta; se tocam num de nós, tocam em todos», termina o comunicado, antes de fazer a defesa de um transporte público e de qualidade, social, ecológico, com condições laborais dignas, bem como um apelo ao não pagamento do bilhete nos serviços mínimos. / Ver: Sanduzelai_Leningrado