terça-feira, 29 de julho de 2014

Convocada para 9 de Agosto, em Donostia, manifestação pelos presos doentes

Na mobilização de 9 de Agosto, será denunciada a política penitenciária de excepção e exigir-se-á a libertação imediata dos presos políticos doentes.

A manifestação, convocada por diversas plataformas de defesa dos direitos presos doentes, terá como lema «Preso gaixoak kalera» [os presos doentes para a rua] e partirá do Boulevard às 17h00.

Na conferência de imprensa que hoje teve lugar em Donostia, os promotores da iniciativa denunciaram as «consequências lamentáveis» das políticas prisionais de excepção para os presos e os seus familiares, e pediram que se acabe com esta situação injusta. Para além disso, exigiram que sejam respeitados os direitos humanos das pessoas com doenças graves.

Foram especialmente mencionados os casos dos presos políticos Gari Arruarte, Ibon Fernandez Iradi e Aitzol Gogorza. / Ver: Berria.eus

PELOS PRESOS FRENTE À SEDE DO PP EM IRUÑEA
Ontem à tarde, como é habitual às segundas-feiras, realizou-se uma concentração frente à sede do PP na capital navarra para reivindicar o direito dos presos políticos bascos a viverem livres em Euskal Herria.

Juntaram-se 71 pessoas na mobilização, e, nas faixas que exibiam, podia ler-se: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira», «La dispersión mata» e «Epaiketa politikorik ez» / «No a los juicios políticos». / Ver: lahaine.org