quarta-feira, 30 de julho de 2014

Novo ataque da AN espanhola: condena 20 cidadãos bascos no processo das herriko tabernas

A Audiência Nacional espanhola condenou vinte pessoas a penas de prisão no âmbito do caso conhecido como das «herriko tabernas». As penas para os arguidos acusados de financiamento da ETA oscilam entre um ano e três meses e três anos de cadeia. O tribunal de excepção irá ainda confiscar os bens de 103 herriko tabernas, que passarão para as mãos do Estado. A juíza Clara Bayarri emitiu um voto particular a defender a absolvição de todos os arguidos.

A Audiência Nacional espanhola condenou 20 pessoas a penas de prisão, acusando-as de colaborar com «organização terrorista» ou integrar «organização terrorista», dizendo que financiavam a ETA através das herriko tabernas. Entre os condenados há oito membros da Mesa Nacional do Batasuna, que apanharam penas mais pesadas.

Assim, o tribunal de excepção condenou a três anos de cadeia os «mahaikides» Joseba Permach, Rufi Etxeberria, Juan Kruz Aldasoro, Joseba Alvarez e Karmelo Landa, por «integração». O Ministério Público tinha pedido quatro anos e meio.

Jon Gorrotxategi, Floren Aoiz e Antton Morcillo, também acusados de «integração», foram condenados a um ano e meio. Para estes o MP tinha solicitado dois anos e dois meses de pena.

Para além dos «mahaikides», 12 responsáveis de herrikos foram condenados pela AN espanhola a penas de um ano e três meses de cadeia, sendo acusados de colaboração com a ETA. Outros 13 foram absolvidos.

A maioria dos condenados já cumpriu o tempo de pena a que foi condenada, pelo que não terá de voltar para a cadeia. / Ver: BorrokaGaraiaDa [Atenção às mobilizações!]

Lista das herriko tabernas embargadas: maite zaituztegu!