sexta-feira, 11 de julho de 2014

Face à ofensiva sionista, Euskal Herria mobiliza-se em apoio à Palestina

«Face à ofensiva militar iniciada pelo Estado sionista contra o povo palestino, Euskal Herria tem de vir para as ruas e denunciar com veemência este ataque! É hora de travar o Estado sionista e os seus colaboradores e de manifestar todo o apoio e a solidariedade internacionalista aos palestinos. Não podemos ser meros espectadores passivos, devemos intensificar a campanha de Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) a todos os níveis, para que o sionismo não tenha espaço nas nossas vidas e para ajudarmos o povo palestino na sua luta de libertação» (Askapena).

Para além da mobilização convocada para dia 17 em Bilbo, que conta com a adesão de várias forças sociais, políticas e sindicais, foram ainda agendadas diversas concentrações para outras localidades.

ANDOAIN
11 de Julho, 18h00: concentração na Bastero plaza.

BILBO
11 de Julho, 18h30: concentração frente à loja PREMIER, na Iparraguirre kalea, 39. Esta empresa israelita comercializa produtos de um laboratório localizado num colonato ilegal (Kibbutz Kalya), no território palestino ocupado.
13 de Julho, 12h30: acto na Unamuno plaza (organizado pelo EH Bildu).
17 Julho, 19h00: Manifestação a partir do Arriaga.

GASTEIZ
16 de Julho, 18h30: Concentração na Andra Mari Zuria. Daí partirá uma kalejira até Mendizorroza (protesto frente ao concerto de Noa).

IRUÑEA
12 de Julho, 13h00: Concentração na Gaztelu Plaza (convocada por Askapena e Internazionalistak Auzolanean).
17 de Julho, 19h00: Manifestação (falta marcar o local da saída).

ORDIZIA 11 de Julho, 19h00: Concentração na Ordiziako plaza.
Ver: komiteinternazionalistak.org e askapena.org

Ler também: «Estamos com a Palestina!» (odiario.info)
A sua insistência em falar de «negociações de paz» enquanto chovem bombas sobre Gaza e prossegue a construção de colonatos em Jerusalém e na Margem Ocidental imprime-lhe ao discurso matizes de humor negro. Cinismo comparável só o do aliado Barack Obama ao apelar por uma paz justa na Região.
Ao condenar a escalada de violência em curso, desencadeada pelo Estado neofascista de Israel, odiario.info expressa a sua solidariedade calorosa com o heróico povo da Palestina.