quinta-feira, 17 de julho de 2014

O refugiado Jokin Aranalde foi preso e extraditado

O refugiado político basco Jokin Aranalde (Gaztelu, Gipuzkoa) foi preso esta tarde, pelas 16h00, no País Basco Norte. Saiu de uma consulta em Beskoitze (Lapurdi) e dirigia-se para Baiona quando foi detido «de forma violenta», referiu a sua mulher.

Depois de sair da consulta, Aranalde, que se encontrava acompanhado pela mulher, dirigiu-se para Baiona. Pouco depois, já na auto-estrada, apareceram várias viaturas, cujos ocupantes, segundo afirma Gotzone Ijurko, os obrigaram a parar à ponta de pistola. Ainda de acordo com a esposa, a detenção foi violenta, com Aranalde a ser retirado do carro algemado. Mais tarde, Gotzone recebeu uma chamada da esquadra de Donostia a dizer-lhe que o marido ali se encontrava e que seria levado para o tribunal de excepção espanhol, mas sem precisar quando.

Compromisso firme
Jokin foi detido, em Heleta (Nafarroa Beherea), a 24 de Junho do ano passado, na sequência do comício realizado, a 15 do mesmo mês, pelo Colectivo de Refugiados Políticos Bascos (EIPK) em Miarritze. Aranalde é membro do grupo de diálogo do EIPK.

No dia 25 de Setembro de 2013, o Tribunal de Pau, depois de várias sessões a estudar o mandado europeu emitido contra Aranalde pela AN espanhola, deu luz verde à sua extradição, mas os seus advogados interpuseram um recurso. A 30 de Outubro, o Tribunal de Cassação de Paris indeferiu o recurso e aprovou a extradição para o Estado espanhol.

No dia seguinte, Jokin Aranalde fez saber, numa carta, que assumia uma «atitude insubmissa», na medida em que, enquanto porta-voz do EIPK, o seu compromisso é o de trabalhar até «que o último refugiado e deportado regresse a Euskal Herria, para que todos possam viver num país livre».

Concentrações em Ibarra e Hendaia
Para denunciar a detenção de Aranalde, foi convocada uma concentração para hoje, às 20h00, na Ibarrako plaza, em Ibarra – localidade onde Jokin viveu muitos anos –, e outra para amanhã, às 19h00, em Hendaia, junto ao Casino velho. / Ver: naiz.eus e Berria

Refugiados políticos bascos. «Herria dugu arnas» O povo é a nossa força, e a razão, e o apoio, e o objectivo. Herria dugu arnas.