sexta-feira, 18 de julho de 2014

O Município de Gasteiz pede a libertação de José Ramón López de Abetxuko

A Câmara Municipal de Gasteiz aprovou uma moção em que pede a libertação do preso político José Ramón López de Abetxuko, gravemente doente, por razões humanitárias. O Bildu, os jeltzales e os chuchalistas votaram a favor. O PP opôs-se.

A moção, que contava com o apoio de 595 assinaturas de pessoal do sector da Saúde e 2538 assinaturas de outros cidadãos, foi apresentada por Bildu e PNV e é muito semelhante à que foi aprovada na sessão plenária de 28 de Dezembro de 2012, na qual se pedia a libertação de Gotzone Lopez de Luzuriaga – que saiu da cadeia após a anulação da doutrina 197/2006 (Parot) – e também de López de Abetxuko, devido ao seu estado de saúde.

A moção sublinha que López de Abetxuko está há 24 anos na cadeia, a maior parte dos quais doente, e que o seu estado de saúde piorou desde a última moção aprovada na Câmara a solicitar a sua libertação; recorda que o preso tem uma cardiopatia grave e várias doenças degenerativas; solicita a sua libertação por razões humanitárias; exige que, até lá, seja transferido da cadeia asturiana de Villabona para a de Zaballa, em Araba (Euskal Herria). / Ver: naiz.eus

ORDEM DE PRISÃO PARA JOKIN ARANALDE
A Audiência Nacional espanhola deu ordem de prisão a Jokin Aranalde, membro do grupo de diálogo do Colectivo de Refugiados Políticos Bascos ontem detido pela Polícia francesa em Ipar Euskal Herria e extraditado de imediato.

Aranalde foi presente, hoje de manhã, a um juiz do tribunal de excepção espanhol, que o acusou de colaboração com a ETA e lhe deu ordem de prisão. / Ver: naiz.eus e Berria

QUESTÕES: É agora normal publicar notícias sobre rachados? E publicá-las num espaço contíguo ao das notícias sobre presos firmes, que não se dobram, que a mass merdia denigre?