terça-feira, 22 de julho de 2014

O preso Kepa Arkauz foi agredido no Palácio da Justiça, em Paris

Numa nota, a Etxerat informou que o preso político se recusou a partilhar a cela com um preso comum. A agressão deu-se no dia 16, no Palácio da Justiça de Paris, para onde o preso natural de Arrasate (Gipuzkoa) fora transferido por ordem da juíza Le Vert.

Ao chegar ao Palácio da Justiça, o preso político começou a ser «provocado» pelos polícias que o tinham à sua guarda, refere a Etxerat. Depois, quando lhe disseram que tinha de partilhar a cela com um preso comum, Arkauz recusou-se. Contudo, os polícias insistiram e, quando o estavam a meter na cela o outro preso, o arrasatearra tentou sair, e quatro gendarmes lançaram-se sobre ele.

Um deles agarrou Arkauz pelo pescoço, não o deixando respirar, enquanto os outros três o puxavam pelas mãos e o tentavam deitar ao chão. Ainda assim, Arkauz conseguiu sair da cela, o que levou os polícias a «negociarem com ele» e a conduzirem-no a uma outra cela.

Como consequência da agressão, que foi ouvida por outro preso político que se encontrava nas galerias do palácio, Arkauz ficou com marcas no pescoço e com um hematoma. A Etxerat informa ainda que o preso de Arrasate se encontra sem companheiros do Colectivo na cadeia de Villepinte desde 6 de Junho. / Ver: Berria e etxerat: 1 e 2

PELA LIBERTAÇÃO DE IPARRAGIRRE
A plataforma Iparra Galdu Baik, de Ondarroa (Bizkaia), preparou um conjunto de iniciativas para este mês com o intuito de exigir a libertação do preso político ondarrutarra Ibon Iparragirre. Neste contexto, realizou-se uma concentração – que incluiu foto de um painel gigante – no sábado, 19, junto à praia de Arrigorri.

Cerca de 70 pessoas juntaram-se no miradouro contíguo à praia de Arrigorri, em Ondarroa, para participar no painel gigante composto pela Iparra Galdu Baik para exigir a libertação de Iparragirre e, de uma forma geral, de todos os presos políticos com doenças graves. Seguiu-se uma concentração com a duração de 20 minutos. / Ver: lea-artibai.hitza e Turrune!

CONCENTRAÇÃO EM IRUÑEA
Como é habitual às segundas-feiras, realizou-se ontem à tarde, dia 21, uma concentração frente à sede do PP na capital navarra para reivindicar o direito dos presos políticos bascos a viverem livres em Euskal Herria.
Na mobilização, em que estiveram presentes 51 pessoas, exibiram-se faixas com os seguintes lemas: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira», «La dispersión mata» e «Epaiketa politikorik ez / No a los juicios políticos». / Ver: lahaine.org