sábado, 19 de julho de 2014

Não aos julgamentos políticos: liberdade para os 28!

A 22 de Outubro de 2010, cerca de duas dezenas de jovens independentistas bascos foram detidos e ficaram incomunicáveis, sendo depois torturados e encarcerados. Alguns fugiram para Iparralde e acabaram por ir parar à prisão mais tarde. Depois de passarem um ano e meio em prisões da região de Madrid, saíram em liberdade condicional, e encontram-se à espera de julgamento. O Ministério Público pede seis anos de prisão para cada um destes jovens, que acusa de pertencerem à organização juvenil revolucionária Segi. O julgamento começa em Setembro.

Ontem, dia 18, centenas de pessoas juntaram-se em Zumaia (Gipuzkoa) numa concentração contra os julgamentos políticos e em solidariedade com os 28 jovens independentistas que em Setembro começam a ser julgados, em especial com Beñat Lizeaga, que é da terra.
No bairro bilbaíno de Santutxu, centenas de pessoas juntaram-se para participar numa enorme fotografia solidária com Xabat Moran e Ikoitz Arrese, também envolvidos no processo acima referido, e para exigir o fim dos julgamentos políticos.
Recentemente, realizaram-se também assembleias e iniciativas solidárias em Atarrabia (Nafarroa), terra de Eneko Villegas, e Itzubaltzeta/Erromo, terra de Imanol Beristain. Outras se seguirão, noutras localidades, nos próximos dias. / Ver: uriola.info, ukberri.net, 28aklibre e 28akerelibre [Epaiketa politikorik ez! 28ak libre!]