sábado, 16 de janeiro de 2016

António Santos: «Os EUA são uma democracia?»

Abraham Lincoln definiu a democracia como: «o governo do povo, pelo povo e para o povo». Mas uma análise séria do exercício do poder nos EUA indica que se trata de um governo «dos ricos, pelos ricos e para os ricos». E isso não se chama democracia, mas «plutocracia».

«Para Rousseau, não é possível delegar a soberania e a representatividade numa sociedade de classes antagónicas. Ou seja, um patrão não pode representar os interesses de um trabalhador como o opressor não pode representar o oprimido. Para o filósofo francês, a democracia seria irrealizável até à construção de uma sociedade sem classes sociais.» (odiario.info)

«Casus belli», de KKE (resistir.info)
«Sustentabilidade», «razoabilidade», «reforma necessária» são algumas das palavras proferidas por responsáveis do governo [grego] no esforço para defenderem seus planos contra o sistema de segurança social e para ocultar a verdade.
Elas não originais de todo. A «sustentabilidade» e «razoabilidade» do sistema foram mencionadas por todos os governos anteriores a fim de justificar as suas próprias intervenções anti-povo no sistema de segurança social. Eles estão agora a fazer o mesmo. A ND e o PASOK utilizaram toneladas de mentiras e dados selectivos na sua argumentação. [em castelhano: redroja.net]

«Argentina. Economía 2016: mal comienzo», de Eduardo LUCITA (Resumen Latinoamericano)
Es indudable que enfrentar esta brutal ofensiva del capital, que será acompañada por un neoconservadurismo que se hará sentir en la vida cotidiana requiere de la más amplia unidad de acción de todas las clases y sectores perjudicados. Pero para quienes nos ubicamos desde una perspectiva anticapitalista no se trata de priorizar un gobierno sobre otro y volver a donde estábamos, como ha pasado numerosas veces en nuestra historia. Se trata de rechazar el ajuste explicando una y otra vez que la principal traba para resolver los problemas que la lógica del capital provoca en nuestras sociedades es el propio sistema del capital. Y actuar en consecuencia.