sábado, 23 de janeiro de 2016

Centenas participam em concentração de apoio aos trabalhadores da TRW

Ontem, membros das organizações representativas dos trabalhadores (ORT) da fábrica da TRW em Landaben reuniram-se com o presidente da Câmara Municipal de Iruñea, Joseba Asiron. Lá fora, na Praça do Município, trabalhadores, apoiados por centenas de pessoas, concentraram-se em protesto contra o despedimento colectivo de 250 funcionários anunciado pela multinacional do ramo automóvel.

A reunião e a concentração foram anunciadas num plenário realizado junto à fábrica na quinta-feira, 21. Então, decidiu-se também intensificar a luta em defesa dos postos de trabalho, com paralisações de quatro horas por turno, uma paralisação de 24 horas no dia 26 e uma manifestação no dia 30. Foram também agendadas uma reunião com a administração da empresa e uma marcha até ao Parlamento navarro, onde os trabalhadores vão expor a sua situação, no dia 26.

Para além de proceder ao despedimento de 250 trabalhadores, a administração da empresa quer agravar as condições de trabalho dos 370 restantes e já afirmou que a fábrica de Landaben não irá funcionar para lá de 2018. Foram estas preocupações que as ORT transmitiram ao presidente da Câmara, a quem agradeceram a disponibilidade para os ouvir, esperando que as demais instituições navarras os apoiem na busca de uma solução para os graves problemas que enfrentam. / Ver: ahotsa.info

Leitura:
«LAB continúa con la lucha a favor de un cambio real en Nafarroa» (lab.eus)
Ayer en Iruñea presentamos los nuevos pasos que vamos a dar para que el cambio que necesita Nafarroa también se de en las empresas. Nuestra lucha se centra en la movilización y en ese sentido, y a favor de un marco sociolaboral que garantice un cambio, hacemos un llamamiento ha participar en la manifestación que hemos convocado para el día 19 de marzo bajo el lema «Aldaketa lantokietan. Por un marco laboral propio».