segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Concentração em Bilbo denunciou fascismo na Ucrânia

Cerca de três dezenas de pessoas participaram este sábado, 23, numa concentração em Bilbo, frente à sucursal do PrivatBank, cujo dono é o oligarca ucraniano Igor Kholomoisky.

Com esta mobilização, os antifascistas bascos quiseram denunciar a acção de Igor Kholomoisky, que acusam de financiar diversos grupos paramilitares ucranianos, responsáveis por crimes de guerra (nomeadamente o nazi-fascista batalhão «Azov») e por matarem as populações no Donbass, lê-se numa nota publicada pelo Comité EH-Donbass.

O comité afirma que a «ideologia banderista» atravessa o PrivatBank, referindo-se, especificamente, aos «anúncios [dirigidos aos civis ucranianos] com ofertas de "10 000 dólares por cada russo morto"» ou aos lemas inscritos nos seus cartões de crédito, como «Slava Ukrajini! Heroiam Slava!» [Viva a Ucrânia! Vivam os heróis!].

Para os antifascistas bascos e solidários com o Donbass, é «vergonhoso e deplorável» que um «banco da morte, onde é clara a simbiose entre o fascismo e a alta oligarquia», tenha uma sucursal em Euskal Herria. / Ver: EH-Donbass komitea e uriola.eus / Ver também: aseh