sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Luta dos trabalhadores de Gurutzeta detém privatização da cozinha hospitalar

A luta dos funcionários da cozinha do Hospital de Gurutzeta/Cruces (Barakaldo, Bizkaia), apoiados pelos demais trabalhadores do centro hospitalar e por todos os sindicatos ali representados, levou a que a gerência da Unidade Local de Saúde Ezkerraldea-Enkarterri-Cruces voltasse atrás na sua intenção de privatizar a cozinha.

O sistema de «abastecedor único» privatizado, que agora foi posto de parte, constituía um primeiro passo para a privatização total de uma cozinha que, actualmente, funciona perfeitamente sendo inteiramente pública, refere o sindicato LAB.

Este sindicato, que participou na luta unitária contra a privatização, «felicita os trabalhadores e as trabalhadoras pela sua capacidade de luta e iniciativa», que tornou possível uma vitória contra a privatização galopante no Osakidetza [Sistema de Saúde Público Basco], sobretudo nos serviços de lavandaria, cozinha, limpeza e manutenção. «Este é um exemplo prático de que a luta e a mobilização são o único caminho para defender uma saúde pública de qualidade», afirma o LAB. / Ver: lab.eus [com nota conjunta de ESK, ELA, UGT, CCOO e LAB no Hospital de Gurutzeta] e barakaldodigital