quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Operação policial no Estado espanhol contra a solidariedade com o Curdistão

A Polícia levou hoje a cabo uma operação «contra a solidariedade com o povo curdo», no decorrer da qual efectuou pelo menos nove detenções e 11 buscas domiciliárias em Bilbo, Madrid e Valência, revela o La Haine.

Decretada por Eloy Velasco, juiz do tribunal de excepção espanhol, a razzia de hoje foi apresentada pelo Ministério do Interior como sendo contra «a estrutura de captação, treino e integração no aparelho militar» do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Alguns dos detidos pertencem ao Partido Marxista-Leninista (Reconstrucción Comunista) – PML(RC) –, cuja sede também foi alvo de buscas. De acordo com o La Haine, todos os detidos estão a ser levados para Madrid, onde serão presentes a um juiz, e não se descarta a possibilidade de haver mais detenções. Recorde-se que a UE e os EUA consideram o PKK uma «organização terrorista».

Antecedentes
Não é a primeira vez que a solidariedade com o Curdistão é alvo de perseguição: a 2 de Julho do ano passado, dois militantes do PML(RC) foram presos no regresso do Curdistão, depois de terem estado a combater o Daesh nessa zona. A operação de hoje poderá ser um seguimento dessas detenções.

Mobilizações
Em Bilbo, foi marcada uma concentração de apoio aos detidos para as 19h30, frente ao Teatro Arriaga. / Ver: lahaine.org e argia / Ver: «Solidaridad con el pueblo kurdo! Libertad para los detenidos!» (amnistiaaskatasuna)