quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Ongi etorri caloroso ao ex-preso Ekaitz Ibero no regresso a Donostia

Cumprida a pena de quatro anos e três meses de cadeia, o jovem donostiarra foi ontem libertado, tendo saído da prisão de Logroño. Em 2013, Ekaitz não acatou a ordem que determinava o cumprimento da pena a que fora condenado, mas acabou por ser detido no Boulevard donostiarra em Abril.

Ontem, à saída da cadeia, em Logroño, Ekaitz Ibero era aguardado por um grupo numeroso de familiares e amigos. Ao fim da tarde, centenas de pessoas deram-lhe as boas-vindas em Loiola e no bairro de Antigua, em Donostia [no vídeo].
Detenção
Ekaitz foi detido de forma violenta pela Ertzaintza a 10 de Abril de 2013 no Boulevard donostiarra, no chamado Aske Gunea – um espaço de apoio a oito jovens que tinham visto o Supremo Tribunal espanhol confirmar a sua condenação a seis anos de cadeia por pertença à Segi. Ekaitz foi absolvido nesse processo, mas condenado a cumprir pena no contexto de um anterior. Quando apareceu no Boulevard, foi rodeado por um grupo de gente com o intuito de o apoiar e dificultar a sua detenção. A Ertzaintza fartou-se de dar uso aos cacetetes e houve vários feridos.Ver: argia e topatu.eus

JOSU BRAVO, LIBERTADO
O preso político basco Josu Bravo também foi libertado ontem. Depois de 25 anos longe da sua terra, 13 dos quais na cadeia, Josu saiu do presídio de A Lama (Pontevedra, Galiza) e regressou a Tafalla (Nafarroa).
Neste período, conheceu o exílio e a extradição, e a política de dispersão enquanto esteve encarcerado (Carabanchel, Soto del Real, Toulouse, Topas e A Lama). Em 2012, um amigo que o ia visitar sofreu um acidente. / Ver: merindad.com e ahotsa.info