domingo, 21 de dezembro de 2008

Arnaldo Otegi: «Nafarroa não é o problema, Nafarroa é a solução»


Otegi interveio em Burlata na apresentação do livro La red. El tormento en la España constitucional, de Xabier Makazaga, no âmbito dos eventos organizados para comemorar o 20.º aniversário da editorial Txalaparta. Estiveram presentes mais de 400 pessoas.

Arnaldo Otegi defendeu a criação de um bloco de esquerdas que arrebate a hegemonia tanto ao PNV como à UPN. Do mesmo modo, referiu que a Constituição e a Transição foram desenhadas pela oligarquia espanhola com a ajuda e a colaboração dos EUA. Otegi afirmou que um dos objectivos da “Reforma” era aniquilar ou assimilar a esquerda abertzale – algo que, na sua perspectiva, não conseguiram.

Depois de referir a necessidade de fazer um balanço destes últimos 30 anos e apelar à confiança nas forças da esquerda abertzale, afirmou que, “embora a situação seja extremamente dura, existem boas perspectivas”.
Otegi passou de relance pela conjuntura internacional (mencionando a situação actual da Escócia, Gronelândia, Irlanda, Flandres e verificando o avanço da esquerda na América Latina) e afirmou que a realidade internacional confirma o que a esquerda abertzale sempre defendeu. Por fim, Otegi referiu que “lutam para ganhar” e que este deve de ser o objectivo da esquerda independentista.

Por seu lado, Txelui Moreno, que também fazia parte da mesa, constatou que, de cada vez que se abre a possibilidade de uma mudança efectiva, Navarra converte-se num “laboratório repressivo” e a tortura faz a sua sinistra aparição com mais virulência. Moreno mostrou-se ainda convencido de que o último processo negocial deixou bases importantes para a resolução do conflito.