sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Um mês de acontecimentos em comentários

A ausência de publicação no nosso blogue por um período de cerca de um mês foi sentida por muitos frequentadores desta página que nos manifestaram a sua estranheza e questionaram as razões deste interregno.
Esperamos retomar agora a publicação regular e convidamos os nossos visitantes a actualizarem connosco a informação do último mês através dos comentários de Iñaki Altuna, Floren Aoiz, Dani Goméz e Amparo Lasheras que, diariamente marcam presença na Infozazpi



Iñaki Altuna – 03/11/08

Comenta o pedido de absolvição de 5 dos implicados no mega-processo 18/98 e redução das penas pela Procuradoria do estado espanhol. Martin Garitano questiona se se está diante de uma iniciativa histórica. Altuna refere que as penas ditadas eram exageradas e claramente políticas, decididas sobre actos não provados, ajuizamento de actividades políticas e sob o pressuposto de que todas essas actividades faziam parte de um entornam da ETA.
Comenta também o arquivamento do caso de denúncia de tortura por Unai Romano, a admissão, pela primeira vez, do envolvimento de neofascistas italianos no desaparecimento de Eduardo Moreno Bergaretxe – Pertur, antigo dirigente da ETA Politico-Militar, e a abertura deste caso pela Audiência Nacional. Trata-se de mais um caso que se associa à Guerra Suja. Iñaki Altuna sublinha contudo que estas iniciativas judiciais são mínimas e que a regra do estado continua a ser o acosso do que é dissonante.



Floren Aoiz – 04/11/08

Refere-se ao divórcio entre o PP e a UPN, às saídas na UPN, ao nacionalismo da UPN que, segundo Aoiz, não passa de uma manobra eleitoral da UPN que o PP não entendeu. Comenta a possibilidade da escolha de Yolanda Barcina para encabeçar a lista da UPN às eleições autonómicas.
Aoiz adianta algumas informações acerca das averiguações sobre o assassinato de Pertur.



Dani Goméz – 05/11/08

Comenta o orçamento do estado e a negociação entre o PNV e o PSOE. Diz que tal como nas negociações sobre o conflito basco também no que se refere às transferências orçamentais a palavra do PSOE não é uma garantia.
Dá também a sua opinião sobre a ruptura entre o PP e a UPN dizendo que quando chegar a necessidade eleitoral estas duas forças devem voltar a unir-se.
Quanto à libertação de 5 detidos em Iparralde, Dani Goméz considera que estas operações levadas a cabo pelas autoridades francesas, evocando constantemente o financiamento da kalle borroka e do Batasuna, fazem parte de uma estratégia para desprestigiar a esquerda abertzale para, num futuro próximo, procurar justificar a ilegalização do Batasuna em Iparralde.



Amparo Lasheras – 06/11/08

Amparo Lasheras comenta as 11 detenções em Iparralde por presumível e indistinta ligação ao financiamento da kalle borroka, de Herriko tabernas através do Batasuna e do Batasuna no estado francês. Questionada sobre as pretensões do governo francês, Amparo diz que o objectivo é o amedrontamento e o isolamento da esquerda abertzale e lança dúvidas sobre a legalidade destas acções.
Lasheras fala também da situação dos 14 presos políticos que estão dispersos e que são vítimas de doenças incuráveis. Lembra que de cada vez que há campanhas para denunciar estas situações e as de tortura surge uma contra-campanha. Classifica a situação destes presos como estando condenados a uma morte lenta, e lembra que não é apenas o estado espanhol o responsável por esta situação mas todos os que estão coniventes.
Comenta ainda o comunicado da ETA e a suas referências a “um ataque terrorista sobre Euskal Herria” e à inevitabilidade de uma nova negociação.
Classifica de cínica a atitude do PNV ao afirmar que enfrentará o PSOE.




Iñaki Altuna – 10/11/08


Comenta a existência de 750 presos políticos bascos, uma cifra que não se verificava há 40 anos. O aprisionamento massivo de independentistas de esquerda faz também parte da estratégia de desmobilização e amedrontamento do poder espanhol.
Altuna fala ainda da consulta realizada em Gernika (em que participaram apenas 17% dos eleitores), do afastamento da EA (Eusko Alkartasuna) das opções do PNV a quem acusa de negar o direito a decidir e do comunicado da ETA. Sobre este último sublinha que se verifica, por parte da maior parte dos partidos e órgãos de comunicação social, uma crescente falta de análise do conteúdo político destes comunicados e a atenção apenas à reivindicação de atentados.



Floren Aoiz – 11/11/08

Fala da ruptura entre a EA e o PNV e a EB e a Aralar, fala de Barcina como elemento de ligação entre a UPN e o PP. Comenta a acusação sobre 3 jovens de Navarra de pertença à Segi e à banda armada.



Dani Goméz – 12/11/08

Refere-se às alterações do Código Penal que o El País anuncia – delitos chamados de terrorismo, a verificar-se, estarão sujeitos, na prática, a penas de prisão perpétua: depois de cumprida a pena de prisão os condenados só poderão relacionar-se com pessoas autorizadas pelo tribunal e terão de viver num sítio concreto a designar também pelo tribunal. Dani Goméz considera que estas medidas se devem também às reacções contra a libertação de Iñaki De Juana.
Comenta também a ordem do juiz de busca, captura e prisão imediata de Iñaki De Juana e refere que a Audiência Nacional se move por impulsos mediáticos, sublinhando a inexistência de base legal para esta actuação judicial. O objectivo, acrescenta, é obrigar este idependentista basco a cumprir mais tempo de prisão do que a própria lei do estado permite. Refere também a predisposição de De Juana prestar declarações no norte da Irlanda.
Sobre as posições da EA expõe a sua estranheza pelo facto de só agora este partido se dar conta das “posições autonomistas e não soberanistas do PNV”, uma vez que o PNV tem revelado essa postura nos últimos 30 anos. Adianta que poderá haver um aumento da polarização do voto.



Amparo Lasheras – 13/11/08

Comenta a separação da EA do PNV e a mudança do seu discurso. Considera que se a aposta da EA pela soberania é séria então terá na esquerda abertzale um companheiro de viagem. Levanta, contudo, a possibilidade de se tratar apenas de um discurso eleitoral. Está certa que, independentemente do modo, e com a responsabilidade de sempre, a esquerda abertzale estará presente nas eleições.
Comenta também a proposta de alteração ao código penal considerando a sua iniciativa de cínica pois ataca direitos fundamentais e a própria constituição espanhola. É a prisão perpétua disfarçada, diz Lasheras.



Iñaki Altuna – 17/11/08

Fala da Detenção de Txeroki, a quem é atribuído um papel de dirigente de grande relevo na ETA, fala das mais recentes denúncias de tortura em Navarra e volta a considerar que o uso sistemático da tortura é um elemento estratégico na luta contra o independentismo basco, fala da notícia das declarações de Iñaki De Juana em Belfast e considera que esta é uma obsessão, uma vingança dos responsáveis espanhóis que não lhe perdoam o facto de não ter cumprido uma pena de prisão maior do que a sua condenação. Fala ainda da desqualificação da selecção de futebol de Euskal Herria para selecção de Euskadi.



Floren Aoiz – 18/11/08

Entre outros assuntos comenta a detenção de Txeroki dizendo que tal como em outros episódios de detenções, também agora se volta a falar na prisão do elemento principal da ETA. O que é importante perceber, na sua opinião, é que não é pela via policial que se vai acabar com a ETA.
Sobre o facto do juiz irlandês não ter dado provimento às pretensões espanholas, Aoiz sublinha a falta de seriedade da acusação.



Dani Goméz – 19/11/08

Fala da situação no PNV e sobre a iniciativa do PP em criar uma comissão para vigiar a EA – as suas relações com a esquerda abertzale sob a “espada de Damócles da lei dos partidos”, uma comissão para analisar também a aproximação aos objectivos da esquerda abertzale. Dani Goméz considera curioso verificar como o PNV sempre se escapa destes processos e conclui que isso acontece por não constituir uma ameaça.
Comenta também a inexistência de coligação entre o PNV e a EA e entre a EB e a Aralar dizendo que este é um modo de clarificar a situação política e permitir a fotografia exacta da força de cada um.



Amparo Lasheras – 20/11/08

Acerca das decisões de Garzón sobre as investigações dos crimes do franquismo, Amparo fala em falta de respeito e insulto sobre as famílias das vítimas.
Comenta o aumento de denúncias de tortura em Navarra dizendo que é um escândalo a todos os níveis a impunidade e a manutenção sistemática destas práticas, um escândalo que já ultrapassou todos os limites toleráveis.
Fala também da comissão do PP para investigar eventuais ligações entre a esquerda abertzale e a EA.



Iñaki Altuna – 24/11/08

Comenta a expressão “pólo soberanista” que tem sido várias vezes referida nos últimos tempos. Diz tratar-se genericamente da eventualidade de uma acumulação de forças em torno do direito do povo basco a decidir. Refere-se também à prisão de 3 jovens acusados de ligação à ETA por terem sido apanhados a colar cartazes da Segi e à possibilidade de, a médio prazo, terem lugar novas negociações.



Floren Aoiz – 25/11/08

Fala da sondagem, realizada em Navarra, que dá a UPN e o PP com resultados próximos. Dá a sua opinião sobre o uso da expressão “pólo soberanista” alertando para as diferentes interpretações e salvaguardando o que pode haver de comum nessas interpretações. Classifica de delírio as declarações de Ibarretxe sobre a inclusão de uma consulta no seu programa eleitoral. Comenta ainda a proposta de fusão da Kutxa e do BBK.




Amparo Lasheras – 27/11/08


Refere-se à saída de 20 militantes da EB. Considera, a este propósito, a caminhada para o desaparecimento desta força política (com a eventualidade de acordos entre o PNV e os socialistas) e as suas permanentes cedências em troca da participação no poder. Fala da independência da Gronelândia e da proposta de fusão da Kutxa e do BBK sublinhado que se trata de um negócio mais de acordo com interesses particulares que do interesse económico basco.




Iñaki Altuna – 01/12/08


Fala da primeira entrevista de Otegi desde que saiu da prisão e, particularmente, da sua afirmação de que a esquerda abertzale estará presente nas eleições autonómicas.
Comenta o chumbo na fusão do BBK e da Kutxa e da aposta dos socialistas em ganhar as eleições, sublinhando, nesta questão, a importância do papel que jogará a esquerda abertzale e o risco de polarização a que estas eleições estão votadas.




Floren Aoiz – 02/12/08


Comenta a notícia sobre a arrecadação do dinheiro do Batasuna para os cofres do estado e ajuda às ”vítimas do terrorismo”, 544 euros que a direita espanhola pouco. Aoiz diz que se trata de uma espécie de “abordagem de piratas” que ficam insatisfeitos quando abrem o “cofre”. Lembra que o estado devia dinheiro das subvenções legais às organizações da esquerda abertzale e que estas foram obrigadas a recorrer ao crédito bancário e que, quando foram ilegalizadas, as entidades credoras fizeram a liquidação. Sublinha que o estado não pagou as subvenções correspondentes a dezenas de milhar de cidadãos bascos.
Acerca da não fusão das caixas de Guipuzcoa e Biscaia fala da mistura que o PNV faz de partido, com as instituições e com o país e dos seus interesses particulares.
Fala da situação interna da UPN.



Dani Goméz – 03/12/08

Comenta a decisão do Parlamento de Gasteiz de acatar a decisão do Tribunal Supremo em colocar a bandeira espanhola na sua fachada, refere o voto contra da EA, e o facto do PNV acatar todas as decisões do estado. Comenta também a afirmação do PP sobre um acréscimo de “liberdade” com esta decisão dizendo que se trata antes de uma manifestação do tribunal em deixar claro quem é que manda. Acrescenta que essa bandeira não vai, no entanto, ser colocada no coração de muitos bascos, que a batalha legal estaria ganha mas que Espanha tem perdida a guerra dos sentimentos em Euskal Herria.