sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Os detidos em Gerde, Irun e na Bizkaia continuam sob incomunicação, e as FSE procuram mais três pessoas


As oito pessoas detidas no âmbito da operação policial iniciada na segunda-feira com as detenções efectuadas em Gerde e Irun continuam sob incomunicação às mãos da polícia francesa e da Guarda Civil. Este último corpo policial procura ainda mais três pessoas na Bizkaia.

Os seis cidadãos bascos presos na segunda-feira em Irun e Gerde, bem como as duas mulheres detidas na quarta-feira na Bizkaia, continuam em regime de incomunicação às mãos da polícia francesa e da Guarda Civil, em Paris e Madrid, respectivamente. O Movimento Pró-Amnistia fez saber também que os agentes da instituição militar procuram agora outras três pessoas por suposta colaboração com a ETA, e cujas casas foram inspeccionadas na madrugada de ontem em Algorta e Berango.

Tratar-se-ia de Julen Larrinaga, Andoni Elkano e Oihane Lekanda, a quem a Guarda Civil, tal como fez às já detidas Mari Mertxe Alcocer e Maribel Prieto, acusa de ter dado abrigo a Aitor Artetxe.

O magistrado da Audiência Nacional espanhola Santiago Pedraz decidiu aplicar o chamado “protocolo Garzón” às cinco pessoas capturadas no Estado espanhol, o que quer dizer que, enquanto durar o período de incomunicação, todos eles podem ser visitados por um médico de confiança, e os seus familiares devem ser informados acerca do seu paradeiro.

Por outro lado, o Movimento Pró-Amnistia veio dizer que o autarca de Leioa, Eneko Arruabarrena (PNV), se negou a tentar conseguir informação sobre a situação dos detidos, apesar de vários habitantes lho terem solicitado, tendo inclusive acabado por expulsá-los do seu gabinete. [Ah, democrata decente! É por estas e por muitas outras que uma também democrata, a De la Vega, obrera e socialista, veio anunciar que farão tudo ao seu alcance – mas dentro da lei, que hão-de retorcer, como sempre, claro – para retirar a capacidade de governação das autarquias à esquerda abertzale. Que gente decente! E depois quem precisa de psicólogo e de visitas da polícia são os votantes na esquerda abertzale... Bai, bai, aurpegi!...]

Perante a juíza Le Vert
No que diz respeito aos três jovens detidos em Gerde – Aitzol Iriondo, Eneko Zarrabeitia e Aitor Artetxe –, que foram transferidos de avião, na quarta-feira, de Biarritz para Paris e permanecem em instalações policiais nos arredores da capital francesa, as agências noticiosas afirmaram que estarão hoje à disposição judicial, uma vez cumprido o período de quatro dias durante o qual podem estar às mãos da polícia, de acordo com a legislação francesa. Especificaram que provavelmente todos eles irão prestar declarações perante a magistrada Laurence Le Vert, pelo que será esta a decidir a sua situação.

Em solidariedade com os detidos, ontem manifestaram-se 150 pessoas em Leioa.

Fonte: Gara

Notícias relacionadas: A_Guarda_Civil_efectua_mais_inspecções em Getxo e Berango (Bizkaia) e Iriondo,_Zarrabeitia_e_Artetxe_ingressam_na_prisão