quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Uma furgoneta armadilhada provoca danos de monta na sede central da EiTB, em Bilbau

O Departamento do Interior do Governo de Lakua confirmou que o atentado cometido esta manhã contra o edifício Bami, que alberga as sedes de vários meios de comunicação, tinha como alvo a EiTB. A furgoneta armadilhada explodiu pouco depois das 11h e causou danos consideráveis nas instalações, que tinham sido evacuadas previamente, depois de os bombeiros terem recebido uma chamada em nome da ETA. Não houve feridos.

Pouco antes das 10h da manhã, os bombeiros de Bilbau receberam uma chamada em nome da ETA em que uma pessoa alertava para a explosão, a ocorrer em menos de uma hora, de um artefacto na sede central da EiTB na capital biscainha. De acordo com o Departamento do Interior de Lakua, o comunicante teria precisado na chamada que a entidade pública basca era o alvo do ataque.
O comunicante teria também informado que numa zona do monte de Arrigorriaga, próxima da estação de tratamento de águas de Venta Alta, se encontrava um homem atado a uma árvore, segundo referem a EFE e a Europa Press.
A Ertzaintza confirmou pouco depois que localizaram, manietada, uma pessoa nesse lugar e nas condições relatadas pelo comunicante, a quem tinham roubado o carro. De acordo com a mesma fonte, os autores do atentado teriam usado o telemóvel dessa pessoa para efectuar a chamada para os bombeiros.

Explosão às 11h03
Três minutos depois das 11h, uma furgoneta explodiu em frente à sede da entidade e causou “importantes danos materiais”, segundo o Departamento do Interior do Governo de Lakua, que confirmou que ninguém ficou ferido na sequência da deflagração.

O veículo, uma furgoneta Citroën Jumpy com matrícula BI-6008-CU, estava estacionado na parte traseira do edifício Bami, que alberga, para além da EiTB, outros meios de comunicação – El Mundo, Deia, Expansión, Antena 3 e Onda Cero.
A fachada do edifício, totalmente em vidro, veio abaixo, e a explosão também provocou o incêndio de uma autocaravana que se encontrava na zona.

Após a deflagração, podia-se divisar uma densa coluna de fumo a partir de diversos pontos da capital biscainha, e um helicóptero da Ertzaintza sobrevoou o local.
Às 12h30, a Ertzaintza levantou o cordão policial na zona da estação da Termibus mas mantinha vedado o acesso aos arredores do edifício e aos lugares mais afectados pela explosão, pedindo ainda aos moradores da zona para se manterem em casa, por precaução.

ETB e Rádio Euskadi, obrigadas a emitir música
Tanto a ETB como a Rádio Euskadi se viram obrigadas a emitir música ainda antes das 11h, quando, após o aviso de bomba, os seus trabalhadores foram evacuados. Os noticiários da televisão serão emitidos desde as instalações de Miramon, segundo avançou o membro da direcção da EiTB Andoni Aranburu à Euskadi Irratia.

Notícia completa: Gara