terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Desaparecimento de “Popo” Larre – Tribunal Especial de Paris declara-o como morto e encerra o caso


A Justiça francesa declarou prescrita a acusação pública contra o militante do Iparretarrak Jean-Louis “Popo” Larre, desaparecido há 25 anos na sequência do tiroteio ocorrido num parque de campismo das Landas entre a Gendarmerie e militantes da referida organização.

Jean-Louis “Popo” Larre ia ser julgado no sábado, acusado de “cumplicidade” e “tentativa de homicídio” de um gendarme no tiroteio que teve lugar a 7 de Agosto de 1983 num parque de campismo de Léon, nas Landas, entre militantes do Iparretarrak e agentes da Gendarmerie francesa.
Nunca mais voltou a ser visto, e as autoridades francesas não manifestaram, nestes 25 anos, qualquer interesse em esclarecer o que realmente aconteceu em Léon.
O Tribunal Especial de Paris deu-o agora como morto e ordenou que se suspenda a busca do jovem de Heleta, de acordo com informações da agência AFP.

Fonte: Gara
Para se compreender melhor o enquadramento desta decisão e todo um conjunto de bizarrias ligadas ao processo, ver: Paris deixou passar 25 anos sem esclarecer o paradeiro de Popo Larre, de Gari Mujika (publicado no Gara a 08/08/2008 e aqui apresentado no dia seguinte).