sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Libertam a presa política Ohiana Agirre, depois de um ano na prisão


A presa política basca Ohiana Agirre saiu ontem da prisão, depois de passar mais de um ano privada de liberdade. De acordo com o Movimento Pró-Amnistia, a moradora do bairro de Egia, em Donostia, abandonou a prisão de Brieva depois de pagar a fiança de 12 000 euros pedida pela Audiência Nacional espanhola.

Agirre encontrava-se encarcerada desde o dia 2 de Outubro de 2007, quando foi detida juntamente com o dirigente do Batasuna Joseba Alvarez, sob acusação de dar uma conferência de imprensa a apelar à participação na manifestação em defesa dos direitos dos presos políticos bascos que se realizaria a 9 de Novembro daquele ano, e que terminaria com a detenção de nove pessoas.

No auto judicial que motivou a sua entrada na prisão, Baltasar Garzón acusava Agirre de “pertença a organização terrorista” pelo seu trabalho como representante do Movimento Pró-Amnistia, bem como do delito de “provocação para subverter a ordem constitucional, alterar gravemente a paz pública e provocar estragos”.

Por outro lado, o preso eibartarra Ibon Muñoa pôde assistir ao funeral do seu pai, na paróquia de San Andrés, em Eibar. Muñoa, que se encontrava na prisão de Langraiz, depois de se ter despedido do seu pai no sábado, recebeu o apoio e o carinho de cerca de 150 pessoas que o aguardavam, apesar da presença policial e da actuação da Ertzaintza.
Fonte: Gara