quinta-feira, 26 de março de 2009

Em Barañain, concentração de 48h para denunciar multas

Em Agosto de 2008, em frente ao Município.

Hoje, em frente ao Município.

Jovens de Barañain multados por denunciar a tortura durante uma sessão plenária municipal, e obrigados a permanecer localizáveis durante 48 horas, vão concentrar-se em frente ao Município.

De acordo com portal http://www.lurraska.net/, “trata-se de uma iniciativa promovida pelas 11 pessoas condenadas por denunciarem num plenário municipal a tortura infligida aos jovens da localidade detidos” durante o ano de 2008. Após o julgamento, essas 11 pessoas foram condenadas a pagar uma multa de 120 euros, a estar 2 dias permanentemente localizáveis e a arcar com as despesas processuais.
Os condenados afirmam que não se deixam impressionar pela repressão jurídico-policial. “Vamos passar os dois dias de localização permanente (26 e 27 de Março) em frente à Câmara Municipal, denunciando o escasso estofo democrático do autarca, José Antonio Mendive, ao amparar e fomentar a repressão e a tortura sobre os habitantes da sua terra.” Recorde-se que foi o próprio autarca desta localidade de Iruñerria que, a título pessoal, denunciou estes 11 jovens por alteração à ordem pública - exibiram cartazes contra a tortura na sessão plenária de 28 de Agosto de 2008, suspendendo-a durante 3 minutos.

Nos dias 26 e 27, o programa será variado, nomeadamente contra a tortura e as pessoas coniventes. E os condenados estarão localizáveis.

Fonte: apurtu.org