segunda-feira, 9 de março de 2009

Em Donostia, o Nazio Eztabaida Gunea convoca um Aberri Eguna unitário

No sábado, em Donostia, o Nazio Eztabaida Gunea ou Fórum de Debate Nacional convocou a realização de um Aberri Eguna [Dia da Pátria] unitário, que reivindique a afirmação da nação basca e procure alcançar um novo cenário político. Procederam à leitura do texto da convocatória, a que se seguiu a Declaração do Aberri Eguna, «Fronteiras e Pontes» – elaborada pelo bertsolari Amets Arzallus e lida por Zelai Nikolas –, e a apresentação dos 80 cidadãos bascos convocados para a participação concreta na elaboração do Aberri Eguna 2009 – gente dos sete herrialdes e da Diáspora.

Hoje, em Donostia, há algo que une as pessoas que, vindas das sete províncias, se juntaram aqui: Euskal Herria. Precisamente porque acreditamos em Euskal Herria e porque somos uma nação, tornamos pública a convocatória de um Aberri Eguna conjunto. Estamos desejosos e desejosas de que em Euskal Herria se dêem mudanças profundas e pretendemos alargar esse desejo a todo o nosso país.

Somos uma nação e queremos que o Aberri Eguna 2009 se comemore desde o ponto de vista da nação. Precisamente, o sermos uma nação e as reivindicações de soberania são o que nos une. São muitas as pessoas que em Euskal Herria estão a favor desse objectivo. Milhares e milhares de cidadãos e cidadãs. Cremos que é imprescindível promover a acumulação de toda essa força, e por isso se juntaram hoje, aqui, pessoas de diferentes sectores e ideologias.

O retrato de hoje é o resultado da dinâmica de contactos promovida pelo Fórum de Debate Nacional. Pretendemos também que esta dinâmica tenha continuidade durante as próximas semanas. Consideramos que o papel que desempenhamos, homens e mulheres que constituem Euskal Herria, é muito importante na construção e no futuro da nossa nação. Consideramos que devemos mostrar perante todo o mundo a força que esta nação tem. E nesse sentido o Aberri Eguna é uma data imprescindível para todas e todos os abertzales. Portanto, fazemos um apelo para que no próximo 12 de Abril, unindo a reivindicação à festa, proclamemos alto e bom som que somos uma nação.

Nenhum dos aqui presentes renunciam ao seu projecto, nem sequer o pretendemos fazer; mas devemos encarar o futuro a partir das necessidades e dos interesses que Euskal Herria tem enquanto nação. É imprescindível construir um caminho comum para reunirmos as sete províncias e sermos livres. Fazemos um apelo aos cidadãos e aos agentes bascos, no sentido de juntarem forças no caminho para a soberania de Euskal Herria, com o propósito de alcançar mudanças políticas profundas. Juntemos forças para poder alcançar um novo cenário político que possibilite o reconhecimento de Euskal Herria como nação, a assunção da territorialidade como ponto principal e o exercício do direito a decidir. Um novo cenário político, onde cada qual possa defender e realizar o seu projecto político. Um novo cenário político, onde Euskal Herria possua todos os mecanismos para poder decidir livremente o que quer ser. Em suma, o nosso desafio é alcançar um novo cenário político que possibilite a recuperação da nossa soberania. No Aberri Eguna devemos mostrar com toda a nossa força esse desejo.
[...]

Programa de dia 12 de Abril
Às 11h30 terá início a Marcha Nacional. Começará no Ficoba (Irun) e terminará em Hendaia. Esta maré de cidadãos/ãs superará as fronteiras que nos impõem os estados espanhol e francês.
No final da marcha, em Hendaia, terá início o Acto Principal do Aberri Eguna, onde se darão a conhecer as principais reivindicações. Após a apresentação das reivindicações, haverá um almoço popular para 1000 pessoas; e não faltará comida e bebida para todos os que aparecerem.

Durante a tarde, haverá festa e diferentes eventos culturais. Cantoria, baile, txosnas [barracas de festa; tabernas populares], desportos rurais e jogos para crianças, entre outras coisas.

Para rematar, duas indicações:
Por um lado, quem quiser ter informação mais concreta pode consultar a página: http://www.naziogunea.net/.

Por outro lado, tendo em conta as despesas que a organização do Aberri Eguna implica, abrimos uma conta para todos os que queiram fazer uma contribuição:
Euskadiko Kutxa / Caja laboral: 3035 0029 69 0290083347

Fonte: kaosenlared