sábado, 7 de março de 2009

Jovens independentistas têm encontro marcado no Gazte Nafarock, em Olazti

O festival Gazte Nafarock, que se realizará no próximo 14 de Março em Olazti, pretende ser um ponto de referência para todos os jovens independentistas de Euskal Herria. Assim se expressaram os jovens independentistas numa nota enviada aos meios de comunicação, na qual incentivaram a juventude basca a estar presente em Olazti, de modo a reivindicar que Nafarroa “não está à venda” e a criar uma onda popular em prol da independência e do socialismo para a nação basca.

Lamentaram que, após “a blindagem” de Nafarroa por parte da UPN e do PSN, agora na CAB, depois da realização das eleições antidemocráticas de domingo passado, tanto o PSE como o PNV “queiram levar a cabo uma nova fraude com o objectivo de dividir o poder entre si e fechar as portas a uma verdadeira mudança democrática para Euskal Herria”.
E tudo isso, acrescentaram, para “deixar fora de jogo” a esquerda abertzale, valendo-se para tal “de um apartheid político constante e da repressão”.

Torturas e condenações
Os convocantes recordaram que a repressão é algo que os jovens navarros estão a sofrer na própria pele um dia atrás do outro. Deram como exemplo disso a recente condenação de Hodei Ijurko a 16 anos de prisão por uma acção de kale borroka ou a tortura infligida aos lesakarras Mattin Sarasola e Igor Portu, pela qual quinze agentes da Guarda Civil vão ser julgados em Donostia.
Por tudo isso, os jovens insistiram na necessidade de uma mudança do actual quadro, “em que todos os projectos políticos se possam defender e em que a palavra dos cidadãos tenha a primazia”.

Fonte: Gara