segunda-feira, 30 de março de 2009

O Movimento pró-Amnistia inicia campanha de recolha de assinaturas, pelos direitos dos presos

A representante do Movimento pró-Amnistia Saioa Zerain anunciou numa conferência de imprensa, que decorreu no sábado de manhã em Usurbil, que este colectivo vai iniciar uma campanha de recolha de assinaturas, em “todas as terras e bairros de Euskal Herria”, a favor dos direitos das presas e dos presos políticos bascos.

No acto, tornou-se público um manifesto para dar a conhecer o trabalho que nos próximos meses vai ser realizado “em defesa dos direitos dos presos, para denunciar o modo como estes perseguidos políticos são alvo de repressão”.
Afirmam que “proíbem os actos a favor das presas e dos presos, os ongi etorri aos que saem da prisão” e que “querem retirar as suas fotos de todas as ruas, como aconteceu em Arrasate”, aludindo ao ‘Muro da vergonha’ (assim chamado pelo PSE), gradeamento de uma sucursal bancária da localidade guipuscoana onde se encontravam várias fotos de presos da organização armada e que foram recentemente retiradas por ordem da Procuradoria da Audiência Nacional espanhola.

Por tudo isto, Zerain garantiu que, a partir de agora, o Movimento pró-Amnistia “vai reforçar a defesa” desses direitos. Depois de lembrar que no próximo mês de Abril terão passado 20 anos desde o início da política de dispersão, lamentou que “esta semana o PSE tenha anunciado novas medidas para aumentar o sofrimento que essa política já supõe”.

Fonte: kaosenlared