sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Acordo sobre vítimas da violência estatal: Lakua deverá utilizar a lista de vítimas do relatório de Jon Landa


PNV, PSE, Aralar, EA y EB registaram ontem no Parlamento a sua proposta sobre vítimas da violência estatal, na qual se refere, entre outros pontos, que o Governo de Lakua deve contactar com estas pessoas utilizando a informação de que dispõe sobre as mesmas. Até à data, o trabalho mais completo nesta matéria foi o que dirigiu o anterior director dos Direitos Humanos, Jon Mirena Landa, em 2008, quando Joseba Azkarraga era titular do Departamento da Justiça, no mandato de Ibarretxe. (Ver Gara)

Em Atarrabia, jornada de protesto contra as últimas detenções em Iruñerria
Hoje, haverá manifestação de protesto contra esta operação policial e em defesa de uma solução democrática para o conflito em Barañain. Amanhã, Atarrabia será o palco de uma jornada de protesto que começará às 14h30 com um almoço na sociedade Etxe Beltza (com a participação de bertsolaris). Às 17h00 terá lugar uma manifestação, que partirá da Plaza Consistorial, com o lema «Erasoen gainetik, gazteria aurrera!». Para concluir a jornada, os grupos de rock Lubaki, Bonbatu e Atrincherados darão um concerto na Etxe Beltza a partir das 19h00.
Fonte: nabarreria.com / Vídeo em ateakireki.com

Os presos bascos de Fleury-Merogis iniciam uma dinâmica de luta e protestos
Os presos políticos bascos reclusos no cárcere de Fleury-Merogis estão em luta, depois de um determinado carcereiro ter agido contra eles e depois da proibição de visitas imposta à mãe de um deles, por um período de dois meses - a senhora teve um ataque de ansiedade depois de longa espera no locutório e o seu marido, confrontado com a falta de assistência (e a galhofa dos funcionários) teve de partir o vidro. Os protestos começaram no dia 13 de Fevereiro e serão retomados assim que os reclusos saiam da «mitard» (solitária), para onde foram levados.
Em defesa dos direitos dos presos bascos, 51 pessoas concentraram-se na quarta-feira em Atarrabia e 110 em Bilbo. Ontem, foram 60 em Ansoain; 101 em Burlata; 95 em Eibar; 65 na Txantrea; 62 em Iturrama e 58 em Donibane.
Fonte: Gara