segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pierre Hazan, Raymond Kendall, Nuala O'Loan, Silvia Casale e Alberto Spektorowsky integram o grupo de contacto

Pierre Hazan, Nuala O'Loan, Raymond Kendall, Silvia Casale e Alberto Spektorowsky são as pessoas que constituem o Grupo Internacional de Contacto (GIC) impulsionado pelo promotor da Declaração de Bruxelas, Brian Currin. Os três primeiros estiveram presentes na primeira visita do grupo a Euskal Herria.

Currículo dos componentes do GIC

A criminóloga britânica Silvia Casale, membro da Comissão de Revisão de Sentenças no Norte da Irlanda; o professor universitário suíço Pierre Hazan; o secretário-geral da Interpol entre 1985 e 2000, o britânico Raymond Kendall; a Defensora do Povo no Norte da Irlanda entre 1999 e 2007, Nuala O`Loan; e o professor universitário uruguaio-israelita Alberto Spektorowski são os cinco membros do Grupo Internacional de Contacto (GIC).

Hazan, O'Loan e Kendall estiveram presentes na primeira visita do grupo a Euskal Herria, acompanhados por Brian Currin – os outros dois não o puderam fazer por problemas de agenda –, e estiveram esta manhã num hotel de Bilbo, onde mantiveram a sua primeira reunião. Hoje não farão declarações, mas amanhã, às 10h30, darão uma conferência de imprensa na qual darão a conhecer o seu plano de trabalho e primeiras propostas.

O facilitador sul-africano Brian Currin, impulsionador da Declaração de Bruxelas, anunciou a 12 de Novembro último a criação do GIC e tornou públicas as suas «funções e mandato», entre as quais se destaca a de «promover, facilitar e possibilitar a legalização da esquerda abertzale», «promover medidas que gerem confiança», como a de «adaptar a política penitenciária à nova situação política transformada», além de «encorajar e assistir os partidos, na medida em isso que seja requerido, na preparação e desenvolvimento de uma agenda para o diálogo político».
Fonte: Gara