quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O TAT defende a união de vontades contra a prática da tortura

O Torturaren Aurkako Taldea (TAT; Grupo contra a Tortura) manifestou a sua preocupação pelo aumento dos casos de tortura denunciados em 2010 relativamente ao ano anterior em instalações policiais - 63 contra 45 -, e defendeu a união das vontades dos agentes políticos, sociais e sindicais e dos cidadãos em general contra a prática da tortura.
Na conferência de imprensa que o TAT deu em Bilbo, a advogada Ane Ituiño fez um apelo ao Estado espanhol para que abandone a prática da tortura como arma política, face ao novo ciclo político que se está abrir em Euskal Herria. «É imprescindível que o Estado assuma as suas responsabilidades para dar passos em direcção à resolução do conflito», disse.
Fonte: Gara / Ver também: Gara

Múltiplas iniciativas e mobilizações a propósito do Dia contra a Tortura
13 de Fevereiro é Dia contra a Tortura, e o Movimento pró-Amnistia organizou diversas iniciativas tanto para domingo como para os próximos dias. No domingo, haverá mobilizações a nível dos herrialdes: em Bilbo, partirá do Arriaga às 12h30; em Iruñea, será na Gazteluko plaza, ao meio-dia; Em Gasteiz, será à mesma hora, na Correos plaza. Em Gipuzkoa, a cerimónia principal irá decorrer em Zizurkil, terra natal de Joxe Arregi, que faleceu há 30 anos, depois de ser torturado. Antes da cerimónia (13h00), haverá uma subida ao monte.
Em Otxandio, Zizurkil, Segura, Beasain, Errenteria, Oiartzun, Lezo, Donostia, Zumaia, Getaria e Oñati também haverá mobilizações no dia 13. Até domingo, suceder-se-ão as conferências-debates e os protestos nas mais diversas localidades.
Fonte: Berria

A Polícia francesa detém Eider Zuriarrain na sequência de um mandado de captura
Eider Zuriarrain foi detida esta manhã pela Polícia francesa na aplicação de um mandado europeu de captura, segundo indica o Movimento pró-Amnistia.
A jovem destuarra (Bilbo) foi detida quando se dirigia para o trabalho, numa ikastola. A Efe refere que a detenção ocorreu pelas 8h40 em Baiona.
Zurriarain refugiou-se em Lapurdi depois de a Guarda Civil a ter procurado na sua casa, no âmbito de uma operação iniciada com a detenção de Ibai Beobide, que afirmou ter sido torturado. Desde então, vive em Urruña. Entretanto, o Movimento pró-Amnistia fez saber que Eider já foi hoje presente a um juiz, que a mandou para a prisão de Seysses enquanto aguarda por uma decisão sobre uma eventual extradição, que será tomada na próxima terça-feira. Para hoje à tarde estão convocadas concentrações de protesto em Urruña e Bilbo.
Fonte: Gara

Jovens independentistas pedem à EITB que acabe com a criminalização a que os submete
Às portas da EITB, cinco jovens independentistas denunciaram na segunda-feira passada a forma como são tratados pela autodenominada comunicação social e o «papel destacado» que esta assume na criminalização de que são alvo.
Os jovens afirmaram que nos últimos anos têm estado na mira repressiva dos estados espanhol e francês, havendo dezenas de casos de jovens que foram detidos e encarcerados pelo seu trabalho político. A poucos dias do Dia contra a Tortura, os jovens realçaram o facto de muitos deles terem sido submetidos a tortura, e de muitos outros se terem visto afectados pela criação de «listas negras». Perante este cenário, criticaram o facto de os meios de comunicação, e em especial a EITB, «só terem dado voz à tese policial, silenciando as denúncias de tortura».
Fonte: Gara